CNBB encerra 53ª Assembleia Geral com Celebração Eucarística e posse da nova presidência

Após 10 dias de reunião, bispos de todo o país participam nesta sexta-feira, 24 de abril, da cerimônia de posse da nova presidência da CNBB e concederam  entrevista coletiva para a imprensa sobre os principais temas e documentos resultantes da 53ª Assembleia Geral dos Bispos. Também  tomaram posse os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais, dentre eles, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros, eleito para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação. O episcopado brasileiro demonstrou grande preocupação com a situação do país, manifestada na nota  intitulada Momento Nacional.

Neste último dia de Assembeia, os bispos participaram da Santa Missa, às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A celebração foi presidida pela nova presidência da CNBB: Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) eleito presidente; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF), reeleito como secretário-geral. O novo vice-presidente, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, não estava presente, pois precisou retornar antes do fim da Assembleia devido a um compromisso já marcado em sua Arquidiocese.

Após a celebração, eles ainda retornam ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida – onde ocorreram a posse e a entrevista coletiva – para uma última sessão da Assembleia e fazer alguns comunicados gerais aos bispos.

Bispos de todo o Brasil voltam para suas dioceses após 10 dias de reuniões em Aparecida (SP). Foram momentos de comunhão, oração e discussão sobre a Igreja no Brasil, bem como sobre as diversas realidades sociais que se fazem presentes no país. Na quinta-feira, dia 23,  por exemplo, foi discutido o projeto “Pensando o Brasil”, com foco nas desigualdades sociais. No mesmo dia,  os bispos acompanharam uma apresentação sobre os encaminhamentos da pesquisa a respeito do perfil dos padres brasileiros, estudo que será apresentado na próxima Assembleia, em 2016.

Além da eleição da nova presidência,  e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, foram escolhidos os delegados da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e os representantes da Conferência no Sínodo dos Bispos, que será realizado em outubro próximo.