CNBB divulga balanço sobre a Assembleia Regional do Cone Sul

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um balanço sobre a Assembleia Regional do Cone Sul realizada na última semana, em Brasília, e também sobre a Etapa Continental do Sínodo dos Bispos 2021-2024.

Ao todo, 62% das dioceses brasileiras enviaram sua síntese em preparação à etapa continental. Segundo o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Joel Portella Amado, “é um número satisfatório, considerando que o envio se deu num tempo em que no país vive-se o Natal, o Ano Novo e as férias”. O Bispo também sublinhou que “o Brasil também está aprendendo a viver o Sínodo no processo rico e desafiador proposto pelo Papa Francisco para a Igreja”.

Para dom Joel Portela, a Assembleia do Cone Sul não foi um encontro de peritos e expertos em Igreja, mas de irmãos e irmãs. “Isto é a grande lição. Conversando com muitos dos representantes dos grupos brasileiros, vimos que foi uma grande aula de sinodalidade. Porque comunhão e sinodalidade só se aprende fazendo”.

A Assembleia Regional do Cone Sul, que reuniu representantes da Igreja Católica da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, ocorreu de 6 a 10 de março, em Brasília,

Sínodo em números

Na primeira etapa do Sínodo, 97% de 279 de nossas Igrejas Particulares no Brasil participaram da fase diocesana. O Brasil foi um dos países com o maior número de dioceses do mundo com participação integral ao processo do Sínodo sobre a sinodalidade.

Já nesta fase continental, iniciada em outubro de 2022, 62% das dioceses brasileiras já enviaram sua síntese.

Próxima etapa

De 17 a 20 de março, haverá uma reunião da Equipe para a Fase Continental com delegados de cada país para a redação da Síntese Continental, em Bogotá, na Colômbia. Em seguida, os secretários-gerais e os presidentes das Conferências Episcopais, irão se reuniu de forma virtual, para reler colegialmente a experiência sinodal vivida. O documento será enviado, até 31 de março de 2023, à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os documentos dos outros seis continentes, a base do Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em duas etapas: outubro deste ano e em outubro de 2024.

*Informações: CNBB