CNBB dedica dia de oração às vítimas da Covid- 19: dom Walmor preside Missa e Consagração a Nossa Senhora da Piedade

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) presidiu Celebração Eucarística no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro,  dia dedicado à apresentação do Menino Jesus no templo –  data especial, em que a CNBB  convida todos a se unirem em oração pelas vítimas da Covid-19, particularmente pelas as pessoas que vivem no Norte do Brasil, região que enfrenta colapso no sistema de saúde.

Nesta terça-feira, em que a Igreja também celebra o 25º  Dia da Vida Consagrada, o Arcebispo recordou a aliança dos consagrados com Deus e o compromisso do cuidado com os que sofrem nesses tempos de pandemia.

O presidente da CNBB  enfatizou o dever  de todos, cidadãos e políticos de cuidarem especialmente dos mais pobres,  os que mais sofrem com o agravamento da desigualdade social no Brasil,  em razão das consequências sociais e econômicas da Covid-19.

No final da Missa, do coração  de Minas Geraisa, dos pés da Padroeira de Todos os Mineiros, Nossa Senhora da Piedade, dom Walmor renovou para todo o Brasil, a consagração a Nossa Senhora. Isso, segundo o Arcebispo,  significa reafirmar o compromisso de contar com a proteção materna da Mãe do Salvador e, sobretudo,  de  imitá-la no seguimento de Jesus. “Assim seja, para toda vida religiosa, para toda a vida consagrada  no  mundo, no Brasil e entre nós, afim de que a força  da vida consagrada continue sendo um grande impulso missionário para a vida da Igreja”.

Dom Walmor  dedicou a consagração aos caminhos da nossa sociedade.  “Desafiados a um novo tempo , com novo estilo de vida, para que haja claridade suficiente nos corações e nas mentes, principalmente dos governantes,  de todos os construtores da sociedade, afim de possamos superar  as dificuldades complexas e exigentes da pandemia da Covida-19.   Sobretudo,  cuidarmos da acentuação grave e pesada da desigualdade social. Muita gente passando fome, muita gente sem trabalho.  Muitas famílias com  suas crianças na carência alimentar.  Essa consagração renove em nós  esse grande compromisso para que possamos, como igreja e cidadãos e cidadãs, ajudar a construir um tempo novo.

A Missa, celebrada na Menor Basílica do Mundo, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, foi transmitida pela TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto), Rádio América (AM 750),  e diferentes emissoras de inspiração católica e redes sociais.

A CNBB pede que cada pessoa acenda uma vela no próprio lar, simbolizando comunhão com a CNBB. À noite, durante a oração do Terço, pede-se que a vela, protegida contra o vento, seja colocada em um lugar visível, em uma janela, por exemplo. Os fiéis são convidados também a publicar a hashtag #LuzDaEsperança nas rede sociais.

MOMENTOS DE ORAÇÃO:

• 9h – MISSA do Santuário Nossa Senhora da Piedade, presidida pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, gerada pela TV Horizonte e retransmitida pelas tvs católicas Evangelizar, Nazaré e Pai Eterno.
• 17h – LIVE sobre as fontes de ânimo em tempo de pandemia, com transmissão pelas redes sociais da CNBB.
• 19h – TERÇO do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, transmitido pela TV Aparecida. Para este terço, a CNBB pede que em cada casa seja, dentro do possível, colocada uma vela acesa em uma das janelas, de modo que, ainda que pequena, a luz irradie para as outras pessoas.
• 21h – ORAÇÃO DA NOITE, da Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília, com transmissão pelas redes sociais da CNBB.

Acompanhe nas redes sociais da CNBB:
Facebook: CNBBNacional
Youtube: CNBB Oficial