CNBB apresenta Campanha da Fraternidade 2017, em âmbito nacional, na Arquidiocese de Manaus

A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação.” (Gn 2,15).

A ação será apresentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em âmbito nacional, no dia 1º de março, Quarta-feira de Cinzas, no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, em Manaus, capital do Amazonas. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, o lançamento será sábado, dia 4 de março, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais (clique aqui para mais informações).

O arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, explicou os motivos da escolha do Mindu para lançamento da campanha. O parque é um dos poucos remanescentes de floresta nativa que abriga fauna silvestre local. “A razão de escolhermos o Mindu é que ali encontramos o bioma completo, perfeito. Há vida, há natureza, sabemos que o igarapé está poluído, mas é simbólico também para todos nós, pois é nele que encontramos a ação humana e seus efeitos danosos”, disse

Dom Sérgio Castriani ressaltou que cuidar do bioma é cuidar da vida, um tema que interessa a todos e a cada um. “Parece distante, mas é algo que está muito perto de nós, já que utilizamos a água e respiramos o ar para viver”. Ano passado, o tema  foi saneamento básico. Este ano, ampliamos, tendo em vista a preocupação do Papa Francisco com a temática”, explicou dom Sérgio.