O clero da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) se reuniu em assembleia regional nos dias 25 e 26 de setembro. Durante os dois dias, os padres puderam participar de uma programação intensa, com grupos de trabalho, avaliação sobre os projetos pastorais, indicação de nomes para Vigário Episcopal e também apresentação de estudos sobre a importância do Catecismo da Igreja Católica e sua utilização como instrumento pastoral ; e o trabalho pastoral com jovens.
Grupos separados por forania, conversaram sobre as realidades das paróquias, o que pode ser viabilizado no trabalho pastoral com jovens e também sobre formas de intensificar a evangelização dos jovens nas regiões em que atuam.
Dom Wilson Angotti, bispo referecial da Rensc, apresentou o estudo sobre importância do Catecismo da Igreja Católica e sua utilização como instrumento pastoral. E um momento de meditação foi conduzido pelo bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva.
O estudo sobre o trabalho pastoral com a Juventude foi apresentado pelo padre César Braga de Paula e o assessor Fabrizio Zandonadi Catenassi, da Arquidiocese de Londrina.
Também foi apresentado o Guia Arquidiocesano para os Órgãos Colegiados, volume 1 – Conselhos Pastorais e Conselho Administrativo Pastoral, pelo Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, padre Aureo Nogueira de Freitas. A publicação é um documento da Arquidiocese de Belo Horizonte, com orientações sobre a metodologia dos conselhos, conceitos de Conselhos Pastorais e Administrativo Paroquial, mapas das Regiões Episcopais e modelos de programação para as reuniões dos conselhos.
As assembleias regionais do clero são realizadas anualmente.