Clero da Rensa se reúne com dom Walmor durante assembleia

A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), realizou a Assembleia Regional do Clero na última terça-feira, dia 20. Os sacerdotes refletiram a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família, e as formas de trabalhar o documento em suas comunidades de fé. Os presbíteros também discutiram sobre os trabalhos pastorais em suas paróquias e fizeram uma avaliação das etapas da 5ª APD realizadas na região.

Durante a assembleia, dom Walmor ressaltou a importância do clero participar dos encontros regionais para vivenciaram a interação, a partilha fraterna e a reflexão sobre a caminhada pastoral. “A assembleia de cada região episcopal é de grande importância, exatamente porque tem a tarefa de articular nossa pastoral e nosso serviço evangelizador. O motivo de minha vinda foi compartilhar com os padres um pouco dos sentimentos vividos na missão. Que possamos continuar, com alegria, seguir neste caminho missionário”, disse Dom Walmor.

A reflexão sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco foi conduzida pelo padre Manoel Godoy, que falou sobre os princípios defendidos pelo documento e propôs que cada pároco refletisse sobre a aplicabilidade desses princípios em suas comunidades. Uma das frases a Exortação destacada diz respeito à misericórdia. “Convido os pastores a escutar, com carinho e serenidade, com o desejo sincero de entrar no coração do drama das pessoas e compreender o seu ponto de vista, para ajudá-las a viver melhor e reconhecer o seu lugar na Igreja” (AL 312), aponta o trecho do documento.

Também durante a assembleia, os sacerdotes fizeram um balanço das etapas da 5ª APD na região e apresentaram suas indicações para Vigário Forâneo no triênio 2017-2019, e para o representante do clero no mesmo período.

A assembleia ocorre duas vezes ao ano e é um momento de formação, partilha e confraternização entre os padres da região.