Clero da Forania Nossa Senhora de Lourdes participa de Manhã de Espiritualidade com dom Júlio César

Os padres da Forania Nossa Senhora de Lourdes participaram da Manhã de Espiritualidade com dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), na quinta-feira, dia 24 de junho, dia dedicado à Natividade de São João Batista. Eles se reuniram no Recanto Coqueiro d’água em Santa Luzia.

O encontro iniciou-se com a reza da Hora Terça conduzida pelo padre Antônio Moacir, vigário episcopal da Rensc. Dom Júlio César fez a reflexão sobre  a Palavra, sugerindo aos padres um “momento de deserto”, para que a Palavra partilhada pudesse atingir o coração de cada um. Na sequência, todos se dedicaram à escuta.

No encerramento da Manhã de Espiritualidade,  dom Júlio Cesar presidiu Celebração Eucarística, concelebrada pelos padres. Na homília, o Bispo refletiu sobre a pessoa de João Batista, “homem extraordinário, grande, austero. Exigia conversão e pureza interior. Até o Senhor o elogiou e muitos o seguiram. Mas ele precisava diminuir-se para anunciar aquele que viria. O profeta Isaias o cita nesta profecia: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’.

Dom Júlio destacou a lógica de Deus, que não se norteia pelo sucesso nem pela grandeza. “Aos olhos do mundo, ao sofrer o martírio, São João Batista sofreu o fracasso a exemplo de Jesus. Mas a sua obra permanece. Eis o Cordeiro de Deus, marca joanina na vocação, na pregação” – finalizou Dom Júlio César.