Os padres da Forania Nossa Senhora de Lourdes participaram da Manhã de Espiritualidade com dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), na quinta-feira, dia 24 de junho, dia dedicado à Natividade de São João Batista. Eles se reuniram no Recanto Coqueiro d’água em Santa Luzia.
O encontro iniciou-se com a reza da Hora Terça conduzida pelo padre Antônio Moacir, vigário episcopal da Rensc. Dom Júlio César fez a reflexão sobre a Palavra, sugerindo aos padres um “momento de deserto”, para que a Palavra partilhada pudesse atingir o coração de cada um. Na sequência, todos se dedicaram à escuta.
No encerramento da Manhã de Espiritualidade, dom Júlio Cesar presidiu Celebração Eucarística, concelebrada pelos padres. Na homília, o Bispo refletiu sobre a pessoa de João Batista, “homem extraordinário, grande, austero. Exigia conversão e pureza interior. Até o Senhor o elogiou e muitos o seguiram. Mas ele precisava diminuir-se para anunciar aquele que viria. O profeta Isaias o cita nesta profecia: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”.
Dom Júlio destacou a lógica de Deus, que não se norteia pelo sucesso nem pela grandeza. “Aos olhos do mundo, ao sofrer o martírio, São João Batista sofreu o fracasso a exemplo de Jesus. Mas a sua obra permanece. Eis o Cordeiro de Deus, marca joanina na vocação, na pregação” – finalizou Dom Júlio César.