Ciclo de Palestras: livro de Miqueias é tema de reflexão

Durante o Ciclo de Palestras sobre a Palavra de Deus promovido pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), o SAB (Serviço de Animação Bíblica) e as Irmãs Paulinas, dia 12 de setembro, o padre Jaldemir Vitório, SJ, professor de Sagrada Escritura da Faculdade jesuíta, falou sobre o tema “Para que nele nossos povos tenham vida”: Livro de Miqueias. O livro é indicado pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Serviço de Animação Bíblica como subsídio para o Mês da Bíblia 2016.

O padre Jaldemir conduziu a reflexão sobre o tema do Mês da Bíblia, ressaltando que o profeta é aquele que interpreta a realidade com o olhar divino. A partir de sua experiência de fé ele percebe qual é o mundo querido por Deus e as discrepâncias entre o querer divino e a realidade. Olhando para além das aparências da sociedade, o profeta se preocupa com os empobrecidos e marginalizados. De um lado, ele denuncia o descompasso entre o plano de Deus e a história em curso. De outro, ele anuncia os sinais de esperança para além do momento presente. Assim Miquéias (6,8),  indica o caminho ético que agrada ao Senhor: “Foi-te anunciado, ó homem, o que é bom, e o que o Senhor exige de ti: nada mais do que praticar o direito, gostar do amor e caminhar humildemente com o teu Deus!”

O evento contou com a participação de dom João Justino, bispo referencial da Rensp, leigos, padres, religiosos e religiosas.

Próximas palestras:

21 de setembro, às 19h30 – Proclamai o Ano da Misericórdia do Senhor (frater Henrique Cristiano José Matos,
CMM)

28 de setembro, às 19h30 – A família à luz da Palavra de Deus (Carminha Valente)

O Ciclo de Palestras sobre a Palavra de Deus é realizado no auditório da Livraria Paulinas – Avenida Afonso
Pena, 2142, às 19h30. Inscrições pelo telefone (31) 3269-3737 ou sab.contato@paulinas.com.br