A Palestra do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino, “Comunidades ao redor da Palavra de Deus”, foi o tema do segundo encontro do Ciclo de Palestras sobre a Palavra de Deus realizado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade ( Rensp) e Livraria Paulinas, no dia 10 de setembro. O evento reúne padres, religiosos e leigos, todas as quartas-feiras, neste mês que é dedicado à Bíblia.
Dom João Justino trabalhou o tema “Comunidades ao redor da Palavra de Deus” com especial atenção à primazia da Palavra nas comunidades o que, segundo ele, as torna, realmente, comunidades que nascem e se fortalecem, na certeza de que cada um de seus membros tem a centralidade no projeto de Deus. Uma reflexão à luz do Documento 100 da CNBB “Comunidade de Comunidades uma Nova Paróquia” e em consonância com as Diretrizes da Ação Pastoral da Arquidiocese de BH, a partir da do capítulo 2 da IV Assembleia do Povo de Deus que trata da espiritualidade encarnada e da primazia da Palavra.
Os participantes foram convidados a refletir sobre as comunidades onde estão inseridos, como revitalizá-las e como aumentar o número de comunidades de fé. Dom João retomou as palavras do Papa Francisco, conclamando todos a ser igreja em saída missionária. Lembrando o Documento de Aparecida, ressaltou a necessidade da valorização das pessoas da comunidade e, com elas, celebrar a Palavra mesmo que não haja um sacerdote presente.
Durante toda a palestra, o bispo convidou os participantes a repetirem a frase “A Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela!”- Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini (VD 3).
Antes de iniciar a apresentação do tema, dom João repassou entre os participantes uma caixa no formato de uma Bíblia, onde havia pequenos papéis com o versículo lema do evento “Ide, fazei discípulos e ensinai” (Mt 28,16-20). Ao final do encontro, pediu que cada pessoa escrevesse no verso do papel uma frase sobre o que desejava viver ou uma palavra que a tivesse marcado, e oferecesse a outro participante, num gesto de partilha e de saída ao encontro do próximo.
Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus
O primeiro encontro deste Ciclo de Palestras, no dia 3 de setembro, foi conduzido pela irmã Paulina Elisabete Corazza, que proferiu palestra sobre o tema “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus”, proposto para o Mês da Bíblia de 2014. A escolha tem origem nas prioridades do Projeto de Evangelização “O Brasil na missão continental” e nos aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão.
O lema “Ide, fazei discípulos e ensinai” (Mt 28,19-20) foi indicado pela Comissão Bíblico Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com as Instituições Bíblicas, entre elas o Serviço de Animação Bíblica-Sabi/paulinas.
A religiosa explicou que o Evangelho segundo Mateus tem primeiramente a finalidade de demonstrar que Jesus é o Messias prometido pelos profetas e pelas promessas presentes no Antigo Testamento. “Um segundo objetivo é fortalecer a fé cristã das comunidades, em um momento marcado por conflitos, tensões e crise para os cristãos que ainda estavam estruturalmente ligados à comunidade judaica”. Por último – enfatizou a religiosa- havia o grande desafio que era viver a fé em Jesus Cristo e praticar as exigências éticas cristãs, num contexto pagão e numa sociedade marcada pela injustiça e desigualdade. “Deste modo, era necessário enfrentar as dificuldades, reavivar o ideal missionário, levar a Boa-Nova a todas as nações e acreditar que as forças contrárias não iriam prevalecer sobre a comunidade (Mt 16,18)”.
Mais duas apresentações completarão o Ciclo de Palestras sobre a Palavra de Deus:
17/09 – Ide, fazei discípulos e ensinai: uma Igreja “em saída”
(Lucimara Trevizan)
24/09 – A Família iluminada pela Palavra
(Pe. Itacir Brassiani, msf)
SERVIÇO:
Ciclo de Palestras sobre a Palavra de Deus
Local: Auditório da Livraria Paulinas – Avenida Afonso Pena, 2142
Horário: 19h30
Inscrições: (31) 3269-3737 – sab.contato@paulinas.com.br