Você está em:

Cerimônia de abertura da 50ª Assembleia Geral da CNBB

Durante cerimônia de abertura solene da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG) em Aparecida (SP), na manhã desta quarta-feira, dia 18, o  cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, fez a saudação e lembrou o primeiro encontro do episcopado em Belém (PA), no mês de agosto de 1954. Discorreu sobre o caminho trilhado nessas últimas décadas, agradeceu a todos que prepararam o encontro e pediu a luz do Espírito Santo para a realização do encontro.

O prefeito da cidade, Antônio Siqueira, falou da importância da presença do peregrino que vem à Aparecida e acolheu a todos que participam da 50ª AG. Manifestou a honra da cidade em receber os bispos e reafirmou o respeito que o povo tem pela Igreja em todo o Brasil. Padre Darci Nicioli, reitor do Santuário, além de suas palavras de acolhimento apresentou as dependências do Centro de Eventos que hospeda a assembleia.

Atualmente no Brasil há 458 bispos, sendo 298 em atividade e 160 eméritos. Há ainda 10 cardeais (8 eméritos); 75 arcebispos (31 eméritos) e 373 bispos (121 eméritos).

Nesta tarde, a 50ª Assembleia Geral marcará  também o início  dos trabalhos com a primeira coletiva de imprensa. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, participa da coletiva que tem início às 15h, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

O tema central este ano é “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja“. Uma comissão especialmente formada para este fim, preparou o instrumento de trabalho considerando a reflexão feita na 48ª Assembleia Geral em Brasília, em 2009, e a Exortação Apostólica do Papa Bento XVI publicada depois do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra realizado em 2008, no Vaticano.

Nesta assembleia estarão em pauta vários outros assuntos relevantes para a Igreja no Brasil. Alguns outros momentos solenes também serão realizados nos nove dias do encontro. Destaques: 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II e os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada em julho de 2013. 

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH