Centro de Promoção e Divulgação Cultural e Religiosa: valorização do patrimônio imaterial

Cláudia Rech – Coordenadora
do Centro de Promoção

O Centro de Promoção e Divulgação Cultural e Religiosa do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte já começou o trabalho de pesquisa e catalogação dos bens imateriais da Arquidiocese de BH. Este trabalho irá valorizar, ainda mais, o patrimônio cultural e popular que está presente em todas as comunidades de fé. O ponto de partida será o acompanhamento de duas importantes festas de padroeiras: a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito de Morro Vermelho, Caeté, e a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Sabará.

A partir da visita às paróquias, de pesquisa documental e dos depoimentos da comunidade, será criado um arquivo dos bens imateriais. “Usaremos o método de história oral, que será conduzido pela historiadora Joyce Nogueira. Por meio dos relatos das pessoas das comunidades, pretendemos conhecer e catalogar as festividades, solenidades, ações sociais e educativas de cada paróquia”, afirma Cláudia Rech, coordenadora do Centro de Promoção. Neste trabalho, a Arquidiocese irá contar com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

O Centro de Promoção e Divulgação Cultural e Religiosa irá entrar em contato com todas as paróquias para a realização deste trabalho.  As comunidades de fé também podem enviar as informações para o Centro de Promoção. Entre em contato por meio do e-mail: memorialpromocao@arquidiocesebh.org.br.