Centro de Acolhida Betânia trabalha pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes

A Paróquia São Sebastião, no bairro Betânia, celebra os 30 anos de criação do Centro de Acolhida, que atende diariamente 200 crianças e adolescentes com idades de 6 a 15 anos, nos horários em que não estão na escola. Um serviço que visa à promoção humana e a prevenção de risco social, contribuindo para o desenvolvimento infantojuvenil. A iniciativa envolve também o fortalecimento das relações afetivas e dos vínculos familiares.

No Centro de Acolhida, os educadores incentivam o cultivo de valores como respeito e solidariedade e o desenvolvimento das potencialidades dos cidadãos. Estimulam a ampliação do universo de informações, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como de suas famílias, potencializando a sua formação cidadã e humana.

As crianças e adolescentes recebem ainda alimentação (lanche e almoço); atendimento familiar e psicológico, além das oportunidades de passeios em teatros, parques, museus, clubes e cinemas. A instituição oferece apoio pedagógico, inclusão digital, oficina literária, formação humana. Assim, passam a desenvolver o gosto pelas artes, esporte, lazer e cultura, jogos, dança, música e contação de histórias.

Os casos atendidos no centro de acolhida chegam por demanda espontânea ou encaminhamentos do Conselho Tutelar, do Juizado da Infância e Juventude e de programas desenvolvidos pelo poder público. Assim são beneficiados crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou social, vindos de famílias com extrema vulnerabilidade social.

Ao longo de sua existência, o Centro de Acolhida já ofereceu à comunidade e aos adolescentes após os 16 anos cursos profissionalizantes: marcenaria, serralheria, eletricidade, office-boy, manicure, arte culinária e trabalhos manuais. Atualmente são desenvolvidos cursos de informática, digitação, corte e costura e costura industrial, sendo uma referência importante na preparação de profissionais e futuros empreendedores. Com esses cursos, a instituição tem capacidade para ajudar cerca de 1000 jovens e adultos da comunidade por ano.

No momento, o Centro de Acolhida passa por dificuldades materiais. As pessoas e empresas que desejarem podem ajudar com doação de alimentos, material de limpeza e de higiene; material escolar e pedagógico; roupas, cobertores, roupas de cama; participação em bazares, bingos e almoços beneficentes e serviço voluntário.

Também podem ser feitas doações em conta no banco Bradesco – agência 2900-9 conta corrente 21161-3. Existe a possibilidade e doar com isenção fiscal – FIA 6% do Imposto de Renda. Mais informações pelo email:centroacolhida@yahoo.com.br .