Centenas de pessoas homenageiam “joias de Brumadinho” na IV Romaria pela Ecologia Integral

“Saudades eternas”: frase estampada nas camisetas junto às fotos das “joias” de Brumadinho, simboliza o sentimento de centenas de famílias que participaram da IV Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, nesta quarta-feira, 25 de janeiro.

Uma manhã de saudade, emoção e também de esperança para centenas de pessoas, entre elas familiares das 272 joias, vítimas da tragédia provocada pelo rompimento da barragem, em 2019. Romeiros, padres, indígenas e representantes das comunidades se uniram durante a Romaria com cartazes nas mãos que sublinhavam sobre a importância do cuidado e respeito ao Rio Paraopeba, à vegetação e a todas as criaturas de Deus.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), dom Vicente Ferreira, presidiu a Santa Missa, na Igreja de São Sebastião, concelebrada por padres da Região, no Centro de Brumadinho.  Durante celebração em homenagem às vítimas, dom Vicente recordou que a impunidade é uma erva daninha, e pediu por justiça: “Não podemos viver uma vida saudável em um planeta doente, somos chamados a uma conversão”, lembrou o Bispo, acrescentando o que sempre Papa Francisco pede: “precisamos superar apegos a velhos modos de vida. Modelos que priorizam apenas o lucro trazem resultados traumáticos”.

Após a emocionante Missa, as famílias e as comunidades de fé seguiram juntas em caminhada até o letreiro em homenagem às vítimas, na entrada da cidade.

Acompanhe, a seguir, os registros da IV Romaria pela Ecologia Integral, em Brumadinho: