Centenas de fiéis celebram a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem – Padroeira de Belo Horizonte

Após dois anos, centenas de fiéis vivenciaram presencialmente a tradicional procissão luminosa, que integra a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem – Padroeira de Belo Horizonte, na segunda-feira, dia 15 de agosto. Em um momento de fé e devoção, fiéis caminharam pela Avenida Afonso Pena, saindo da Praça da Rodoviária, com velas acesas, em romaria até o Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Em seguida, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Missa Campal. Dom Walmor sublinhou que o dia 15 de agosto é sempre especial. “Reunimo-nos no marco zero da Capital Mineira, no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia,  para orar e irradiar a força do amor de Deus para todos os belo-horizontinos e para toda Região Metropolitana. Nós precisamos de muita união com Deus e de muita oração para qualificar a nossa cidadania e darmos conta de construirmos uma cidade igual para todos, justa, fraterna e solidária”, disse.

A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo bispo auxiliar dom Geovane Luís, referêncial da agora Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensbv). Dom Geovane destacou que com Maria, a Senhora da Boa Viagem, queremos fazer o aprendizado da peregrinação, do caminhar, ao encontro dos nossos irmãos e irmãs. “Maria foi a mulher que viveu inteiramente o seu ‘sim’ a Deus e na hora da sua morte é assumida plenamente por Ele. No dia da Assunção de Maria, podemos dizer que ecoa fortemente também o ‘sim’ de Deus à Maria”, ressaltou.

Dom Geovane Luís destacou ainda que Maria nos ensina três caminhos: “ A pressa para servir – única pressa legitima -, a gratidão – ninguém constrói a vida sozinho, mas em comunidade-, e a oferecer o melhor de nós mesmos, porque foi para isso que Deus nos colocou neste mundo”.

Acompanhe na galeria de fotos alguns registros deste momento especial:

Decretos oficializam mudanças nos nomes de Região Episcopal e Forania

Durante a Celebração Eucarística foram lidos os decretos que oficializam a mudança de nome da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade para Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensbv). Também foi oficializada a mudança de nome da Forania Nossa Senhora da Boa Viagem, agora Forania São José.

As alterações ocorrem após ampla escuta do Povo de Deus, considerando especialmente que Nossa Senhora da Piedade, há mais de 60 anos celebrada Padroeira de Minas Gerais, será oficializada também padroeira de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte, no dia 15 de setembro deste ano.

Leia os decretos assinados pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo

Alteração de nome – Região Episcopal