Centenário do Sacej: Missa e Ordenação Diaconal

Nosso arcebispo dom Walmor presidiu a Santa Missa em Ação de Graça aos 100 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), na noite dessa quarta-feira (15). Durante a Celebração, os seminaristas Dhiego Lacerda, Jeferson Martins e Sérgio Francisco receberam o Sacramento da Ordem Diaconal.

Dom Walmor ressaltou que estamos vivendo o caminho quaresmal e que, hoje, brilha uma luz de gratidão. “Voltamos o nosso olhar reverente e respeitoso à história de 100 anos do nosso Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, o qual tem grande importância no nosso caminho de conversão. Por isso, muito nos alegramos, reverenciando todos aqueles que fazem parte da história do seminário”, destacou.

Acompanhe alguns momentos da Celebração na galeria de imagens:

Seminário da Arquidiocese de BH completa 100 anos de história

Dois anos após a criação da Arquidiocese de Belo Horizonte, o primeiro arcebispo da Capital, dom Antônio dos Santos Cabral, cria o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, em 15 de março de 1923. A sede provisória, na Rua Rio Grande do Norte com Av. Brasil, acolheu os primeiros seminaristas. Posteriormente, dom Cabral adquiriu uma área que, no início do século passado, basicamente reunia propriedades rurais – hoje é o bairro Coração Eucarístico. Em 19 de fevereiro de 1930 é inaugurado o Edifício do Seminário, onde hoje é o Campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Com a criação da PUC, em 1958, a sede do Sacej é transferida para a Av. 31 de março, no mesmo bairro, em 1976.

Desde então o Seminário é referência na formação de padres para as paróquias da Capital Mineira e de outros 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej).