Celebre a Festa da Santa dos Pobres – Santa Teresa de Calcutá – de 26 de agosto a 8 de setembro

Momento de união, espiritualidade e alegria fazem parte da programação especial para a Festa de Santa Teresa de Calcutá, em Betim. As Celebrações na Paróquia Santa Teresa de Calcutá começam no dia 26 de agosto, segunda-feira, e serão vivenciadas até o dia 8 de setembro, domingo.

A Paróquia Santa Teresa de Calcutá fica na Rua José Mariano, 30, Guanabara, Betim, MG.

Santa Teresa de Calcutá

Toda a vida e obra de Santa Teresa, canonizada pelo Papa Francisco, em 2016, testemunharam a alegria de amar, a grandeza e a dignidade de cada ser humano, o valor das pequenas coisas feitas com fidelidade e amor e a riqueza da amizade com Deus.

De corpo franzino, mas gigante na fé, Madre Teresa nasceu em uma família albanesa, em Skopje, no dia 26 de agosto de 1910, e foi batizada com o nome de Gonxha Agnes. Desde pequena, foi acostumada, pelos seus pais, a viver louvando ao Senhor e ajudando os mais necessitados. Aos dezoito anos se tornou missionária.

Em setembro de 1928, Agnes entrou para o Instituto da Bem-aventurada Virgem Maria, em Dublin, onde recebeu o nome de Maria Teresa. No ano seguinte, foi para a Índia, onde, por quase 20 anos, lecionou para os jovens ricos da região, em uma escola da sua Congregação.

Em 10 de setembro de 1946, ocorreu o que Madre Teresa definiu como a sua “chamada na chamada”. Naquele dia, Jesus pede à religiosa para ser o reflexo da sua Misericórdia: “Venha, seja minha luz. Não posso caminhar sozinho”.

Missionárias da Caridade

Assim, Madre Teresa funda as Missionárias da Caridade, veste o sári indiano e inicia a sua nova missão entre os últimos de Calcutá. Logo se unem a ela as suas ex-alunas. Em poucos anos, a Congregação – reconhecida, em 1950, pelo arcebispo de Calcutá e, em 1965, pelo Papa Paulo VI – difundiu-se por todas as partes do mundo, onde os pobres precisavam de ajuda e, sobretudo, de amor: foram abertas casas na África e na América Latina, mas também nos Países comunistas e até na União Soviética. A sua figura torna-se cada vez mais popular em todo o mundo. Mas, quando lhe perguntam qual o “segredo do seu sucesso”, ela responde com simplicidade impressionante: “Rezo”.

Nos últimos anos da sua vida, apesar da sua enfermidade, ela não poupou esforços e continuou a se dedicar, incessantemente, às necessidades dos que mais precisavam. Madre Teresa faleceu no dia 5 de setembro de 1997.

Acompanhe a programação das celebrações, convide sua família e amigos e participe conosco.