Celebre a 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas: dia 28 de julho

A Pastoral da Pessoal Idosa Nacional convida as comunidades de fé para celebrarem a 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas no dia 28 de julho. Uma oportunidade para refletir sobre a importância e a contribuição dessas pessoas para a sociedade e também para a Igreja.

Em sua mensagem para este IV Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, o Papa Francisco nos recorda sobre o sentimento de abandono, solidão e insegurança que muitos idosos vivenciam pelo mundo, pela crescente cultura individualista, migração de filhos e familiares para outros países e ainda pelas guerras e conflitos armados.

“Neste IV Dia Mundial a eles dedicado, não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente. À atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão, contraponhamos o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer ‘não te abandonarei!’ e de seguir um caminho diferente”, sublinha o Pontífice.

Programação Nacional

Os fiéis são incentivados a celebrarem a data em suas comunidades de fé e em nível nacional a programação inclui, no dia 28 de julho, às 8h, Santa Missa, no Santuário Nacional de Aparecida, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida. Celebre com amor e gratidão!

Além disso, a Pastoral da Pessoal Idosa Nacional partilhou importantes dicas práticas para vivenciar a Jornada Mundial dos Avós de forma especial:

5 dicas para vivenciar a Jornada Mundial dos Avós

1. Participe da Liturgia Dominical

Encoraje o maior número de pessoas idosas a participarem da missa dominical. Se não for possível estar presente, elas podem acompanhar as transmissões oficiais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

1. Reflexão sobre a Mensagem do Papa

Convide as pessoas idosas de sua paróquia ou comunidade para uma discussão sobre a mensagem do Papa. Distribua o texto a todos os participantes e promova um momento de reflexão e diálogo.

Clique aqui e leia a Mensagem do Papa.

1. Momentos de Reflexão

Utilize as catequeses do Papa sobre a velhice como subsídio para as reuniões mensais dos líderes. Esses momentos de reflexão podem fortalecer a espiritualidade e o senso de comunidade entre os participantes.

Leia a catequese do Papa aqui!

1. Oração Especial

Incentive as pessoas idosas a orarem pelos jovens e pela paz. O ministério da intercessão é uma vocação poderosa e essencial para a Igreja.

1. Visitas às Pessoas Idosas Solitárias

Leve a mensagem do Papa às pessoas idosas que vivem sozinhas e não podem participar das celebrações. As visitas são um gesto concreto de amor e proximidade. Ao visitá-las, você reafirma que elas estão no centro da comunidade, como um exemplo de misericórdia e compaixão. Aproveite para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas.

Clique aqui e faça o download da oração!

*Divulgação: CNBB e Pastoral da Pessoa Idosa Nacional