Celebrações pelos 58 anos de consagração de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade – de 28 a 31 de julho

Fiéis vão se reunir no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no dia 31 de julho, terça-feira, para celebrar os 58 anos de um marcante acontecimento: a consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade. A programação especial começa com  a inauguração da Praça Dom Cabral, que foi revitalizada, às 14h15. Depois, os fiéis seguem em procissão até a Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais, onde será celebrada Missa, às 15h.

Nos dias 28, 29 e 30, haverá um tríduo de preparação para a data, nas Missas celebradas na Basílica da Piedade, às 15h.

Programação do dia 31 de julho

14h15 – Inauguração da Praça Dom Cabral
14h30 – Procissão
15h – Missa

Consagração de Minas a Nossa Senhora da Piedade

A partir de solicitação dos bispos mineiros, o Papa São João XXIII reconheceu que Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira de Minas Gerais. Assim, em 1960, durante uma grande celebração na Praça da Liberdade, o Estado foi consagrado a sua Padroeira.

Há mais de 250 anos, peregrinos de diferentes regiões visitam o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, na Serra da Piedade. Os devotos dedicam-se às orações diante da imagem da Padroeira, obra de Aleijadinho, mestre do barroco mineiro, que retrata Maria, a Mãe de Jesus, com Cristo morto em seu colo, logo após a crucificação.

De julho a setembro, intensificam-se as peregrinações ao Santuário. Neste período, além do aniversário de consagração do Estado a Nossa Senhora da Piedade, a Igreja, no mundo todo, também  celebra o Dia de Nossa Senhora da Piedade, 15 de setembro.