Celebração homenageia migrantes em Belo Horizonte – 16 de junho

Venezuelanos, haitianos e sírios, acolhidos na Arquidiocese de Belo Horizonte, serão homenageados durante programação especial no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro da Boa Viagem, neste domingo, 16 de junho. A Missa das 11h terá preces no idioma dos migrantes. Logo após a Missa, será realizada quermesse com comidas típicas da Venezuela e de outros países representados na Celebração. A programação começa às 9h30, com conferência sobre as migrações na atualidade, conduzida pelo professor do curso de psicologia da PUC Minas, Henrique Galhano Balieiro.

A programação especial integra a Semana Eucarística do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem. O ápice dessa programação é a Festa de Corpus Christi, quando os cristãos católicos vão às ruas testemunhar sua fé na Eucaristia – o Santíssimo Sacramento. Neste dia, procissões com o Santíssimo são realizadas sobre os tapetes feitos de serragem, nas ruas das cidades. No centro de Belo Horizonte, um grande tapete ligará as Igrejas Nossa Senhora da Boa Viagem e São José.

Mais venezuelanos serão acolhidos em Minas Gerais

A Arquidiocese de Belo Horizonte acolherá novo grupo de 20 venezuelanos, que devem partir de Roraima rumo a Minas na próxima quarta-feira, dia 12. Eles serão acolhidos na Casa do Migrante da Arquidiocese, que fica no Centro da Capital. O primeiro grupo de venezuelanos acolhido pela Instituição no dia 15 de fevereiro, já conseguiu se inserir no mercado de trabalho e conquistar autonomia. Eles agora residem em cidades do interior de Minas. Venezuelanos, haitianos e sírios têm deixado seus países e migrado para o Brasil por sofrerem as consequências de crises políticas, desastres ambientais e guerras. A migração é o único caminho que encontram para vencer a miséria.

Programação – homenagem aos migrantes
Local: Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem
9h30 – Conferência sobre as Migrações na Atualidade
11h – Missa com preces nos idiomas dos migrantes.
12h30 – Quermesse com comidas típicas dos países dos migrantes