Celebração de Santa Margarida Maria Alacoque

A Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque convida todos os fiéis para a celebração da Festa da Padroeira, que está sendo realizada nesta semana. Uma programação especial ocorre entre os dias 9 a 17 de outubro. A semana dedicada à Santa contará com barraquinhas e atrações culturais, todos os dias. O ponto alto das festividades é o dia 17, quando será realizado um almoço comunitário e procissão à noite. A paróquia fica à Rua Tomás Brandão, 350, bairro Jardim Montanhês.

Programação: Festa da Padroeira 09 a 17/10

09/10 – sábado
8h30min – Carreata pelas ruas do bairro com a imagem de Santa Margarida Maria Alacoque
18h – Primeiro dia da novena
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com Santa Margarida Maria, somos levados ao serviço da Catequese.
19h30min – Lançamento da exposição: contando a história – Apostolado da Oração – Pastoral da Saúde – Ministros Extraordinários da Santa Comunhão.
Local: Salãozinho – Os trabalhos das equipes têm uma ligação muito forte com a vida de Santa Margarida Maria. Venha conferir.
Gesto Concreto: doação de feijão
Noite do Tropeiro

10/10 – domingo
Missas: 8h na Matriz e 10h no Centro Comunitário Sagrados Corações
19h – Segundo dia da novena
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com a Santa Margarida Maria, somos levados ao serviço da Juventude.
Gesto Concreto: doação de sal
Noite do Frango Xadrez

11/10 – segunda-feira
19h – Terceiro dia da novena
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com Santa Margarida Maria, somos levados ao serviço da Equipe de Liturgia, Acólitos e Batismo
Gesto Concreto: doação de óleo
Noite da Mandioca com Linguiça

12/10 – terça-feira
9h – Missa e festas das Famílias
19h – Quarto dia da novena
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com Santa Margarida, somos levados ao serviço da Pastoral do Dízimo
Gesto Concreto: doação de macarrão
Noite da Canjiquinha

13/10 – quarta-feira
19h – Quinto dia da novena
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com Santa Margarida, somos levados ao serviço da Pastoral Social, Grupo de Fé e Política
Gesto Concreto: doação de fubá
Noite dos caldos

14/10 – quinta-feira
19h – Sexto dia da novena
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com santa Margarida Maria, somos levados ao serviço da Pastoral da Esperança e Equipe de Eventos.
Gesto Concreto: doação de material de limpeza
Noite do Risoto

15/10 – sexta-feira
19h – Sétimo dia da novena
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com a Santa Margarida Maria, somos levados ao serviço da Pastoral da Saúde, Grupo de Oração e PAMEM.
Gesto Concreto: doação de café
Noite da Panqueca

16/10 – sábado
Festa solene de Santa Margarida Maria Alacoque
6h30min – Alvorada com fogos
7h – Ofício Divino das Comunidades
8h às 12h – Adoração ao Santíssimo com a participação da Forania – Apostolado da Oração
15h – Oração do terço de Santa Margarida Maria – Grupo Sagrada Face
19h – Oitavo dia da novena
Missa solene das festividades de Santa Margarida Maria Alacoque,
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com Santa Margarida Maria, somos levados ao serviço do Apostolado da Oração.
Gesto concreto: Doação de Açúcar
Noite do churrasco

17/10 – domingo
12h – Almoço comunitário animado por música ao vivo
18h – Nono dia da novena – ponto alto das comemorações da querida Padroeira
Lema: Pela força do amor do coração de Jesus e caminhando com Santa Margarida Maria, somos levados ao serviço da Pastoral dos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão e Comunidade Caminho Novo.
Após a Missa, procissão luminosa pelas ruas do bairro.
Noite do Macarrão na Chapa e do Churrasco.

Cristã que abominava o pecado e dedicava a vida à caridade, Margarida Maria Alacoque, durante as festividades de São João Evangelista, em 1673, recebeu a visita de Jesus. Ela estava rezando diante do Santíssimo Sacramento quando Cristo manifestou-se, de forma visível. Durante dois anos, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, Jesus a visitava, até que, em 1975, ele apareceu de peito aberto, com o coração visível. Deixou para a Santa a seguinte mensagem: “Eis o Coração que tem amado tanto os homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles”.

Ao falar dessas visões, Margarida foi incompreendida e passou por julgamentos precipitados. Mas, após ser assistida pelo respeitado padre jesuíta Cláudio de la Colombiére, que foi indicado para fazer seu acompanhamento espiritual, teve seu testemunho referendado. Assim, Santa Margarida Maria de Alacoque é conhecida pelos cristãos por receber a revelação do Sagrado Coração de Jesus. Ela morreu aos 43 anos, em 1690. Foi canonizada em 1920 pelo papa Bento XV e é celebrada no dia 16 de outubro.