O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechio, presidiu a celebração da Vigília Pascal na Paróquia São José e São Gabriel Passionista, no bairro Milionários, no sábado, dia 23.
A Vigília Pascal é o convite da Igreja para os cristãos se reunirem em vigília e oração, aguardando a ressurreição de Cristo.
Durante sua homilia, dom Luiz destacou a celebração como “a mais bonita e a mais importante do ano inteiro”. Segundo o bispo auxiliar de Belo Horizonte, “muitos católicos permanecem na morte de Cristo e depois vão embora, mas o sentido maior está em compreender que Deus provou que nos ama colocando seu Filho na cruz, mas, tirando-o de lá e fazendo-o ressuscitar”. De acordo com dom Luiz, o sentido do sofrimento de Cristo é o amor e o sentido da celebração é “ porque acreditamos que todo esse amor valeu a pena”.
No final, o bispo auxiliar convidou os fiéis a olharem para o Círio Pascal com a certeza da presença de Cristo e a voltarem para suas casas com o coração cheio de alegria.
A celebração da Vigília Pascal é caracterizada por quatro momentos distintos: a liturgia da luz, da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia eucarística. Na liturgia da luz há a bênção do fogo novo, preparação do Círio Pascal e proclamação da Páscoa (Precônio Pascal). Na liturgia da Palavra há sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento – anúncio da Ressurreição e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo.
A liturgia batismal também faz parte da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a renovação das promessas batismais. O ápice da Vigília está na liturgia eucaristica. Neste momento faz-se a memória do sacrifício da Cruz e a presença de Cristo Ressuscitado.
Fotos do evento
Acompanhe aqui a repercussão da Semana Santa na mídia