Catequese Renovada: O Ministério da Palavra

Ouça o conteúdo

O Ministério da Palavra é a quinta característica da Catequese Renovada. Considerada anúncio da Palavra de Deus, a catequese se coloca a serviço da Palavra encarnada por Jesus e testemunhada pelos apóstolos, tornando-a presente no mundo.

A catequese é um ato essencialmente eclesial. Não é ação particular. A Igreja se edifica, cresce e amadurece a partir da pregação do Evangelho, da catequese e da liturgia, tendo como centro a Celebração Eucarística. Nesse sentido, a catequese é serviço essencial.

O sujeito da ação catequética é a Igreja particular e os catequistas servem a esse ministério e agem em nome da Igreja. O catequista, convicto de que é profeta, faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade, denuncia o que não está de acordo com ela e testemunha, com seu comprometimento e eficácia, na força do Espírito Santo.

A Bíblia é o Livro da Fé, o texto essencial da catequese. Ela ilumina a nossa realidade e inspira a realização de ações transformadoras. O princípio de interação, fé e vida, aplicado à leitura da Bíblia, gera um tipo de leitura vital e orante da Palavra de Deus.

“A Bíblia é o Livro da Fé, o texto essencial da catequese. Ela ilumina a nossa realidade e inspira a realização de ações transformadoras”

A sexta característica da Catequese Renovada refere-se à coerência com a pedagogia de Deus. A renovação da catequese assume o modo como Deus se deu a conhecer e como revelou seu projeto libertador, quando veio ao encontro da pessoa humana. O modo de educar a fé segue o mesmo “processo e pedagogia” que Deus usou para revelar-se. Revelação progressiva por meio de palavras e acontecimentos da vida e do respeito pela caminhada da comunidade, através do amor aos pobres e oprimidos.

 

A educação da fé deve espelhar-se no jeito de Jesus que dá continuidade à pedagogia de Deus Pai, que tem como pilares a atenção e o respeito a partir das situações concretas das pessoas, a denúncia do mal, a formação da comunidade e o agir no Espírito.

A Sétima característica nos reporta a uma catequese transformadora e libertadora. A mensagem de fé, iluminando a existência humana, forma a consciência critica diante das estruturas injustas e leva à transformação da realidade social. A catequese quer despertar a ação evangelizadora, através de testemunhos e do agir transformador, que consiste em ações inspiradas capazes de educar para as mudanças do ambiente que nossa fé exige. A Catequese, à luz da Palavra de Deus, compromete-se de maneira preferencial com os marginalizados, convocando os catequistas e catequizandos para a vida de comunhão, de justiça e de paz.

 

Maria José Gomes  
Comissão Arquidiocesana de Catequese de BH-
Região N. S. da Esperança

 

 

 

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH