Nesta semana, as obras na Catedral Cristo Rei avançaram mais uma etapa: foi realizada, nessa quarta-feira,24, a desforma da laje do estacionamento que recebeu uma grande concretagem no início do mês – a maior já feita nos trabalhos de edificação da nossa Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte. Após duas semanas da concretagem, o procedimento de desforma retira o cimbramento (escoras) que estão embaixo da laje e que dão sustentação à estrutura. Essa laje será, ao mesmo tempo, o piso de importantes setores que fortalecerão o anúncio do Evangelho, compondo um dos andares da Catedral. Neste local também foi concretado, hoje, os cinco primeiros pilares que darão sustentação à laje do terceiro andar. Ao todo serão concretados 32 pilares.
A Catedral Cristo Rei está sendo edificada com a força da solidariedade
As obras da Catedral Cristo Rei avançam graças também às doações dedicadas à Praça das Famílias Cristo Rei. Os gestos de solidariedade possibilitam a realização de um sonho com mais de um século de história: quando a Arquidiocese de Belo Horizonte foi criada, em 1921, o primeiro arcebispo metropolitano, dom Antônio dos Santos Cabral, planejou construí-la – catedral é a Igreja-Mãe de uma diocese ou arquidiocese. Diante dos desafios da época, o sonho foi adiado e, neste terceiro milênio, retomado com atualizações. A convite do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, o arquiteto Oscar Niemeyer apresentou uma concepção arquitetônica em 2010 e, em 2013, a Catedral Cristo Rei começou a ser construída, no epicentro geográfico da Arquidiocese de Belo Horizonte, que contempla a capital mineira e outros 27 municípios. A partir do novo projeto, a infraestrutura da Catedral Cristo Rei reúne ambientes dedicados ao cuidado com os pobres, à inclusão social a partir da cultura e da educação. No centro do conjunto arquitetônico, contornado por uma grande praça – a Praça das Famílias – está o templo, a Tenda da Paz.
A Catedral Cristo Rei está sendo construída também com a força da solidariedade: Clique aqui e vamos juntos ajudar a edificá-la.
Acompanhe, a seguir, algumas imagens das obras da Catedral Cristo Rei nesta semana: