Catedral Cristo Rei: dom Walmor partilha almoço e momento de oração com pessoas que vivem nas ruas

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez questão de cumprimentar cada uma das aproximadamente 100 pessoas que se reuniram na Catedral Cristo Rei para um momento de oração e almoço, em preparação para o Natal. Homens, mulheres, idosos e crianças que vivem triste realidade: fazem parte da população que não tem onde morar, vivendo nas ruas. Com a presença da Igreja, a partir da Pastoral de Rua, essas pessoas encontram amparo na busca pelo respeito aos seus direitos.

Na Catedral Cristo Rei, as pessoas com trajetória de rua foram calorosamente recebidas por dom Walmor, que rezou e cantou com os convidados. Em seguida, o próprio Arcebispo serviu as refeições, levando-as mesa a mesa. Em entrevista a jornalistas que registraram o momento especial, dom Walmor sublinhou que a Catedral Cristo Rei é a casa do Povo de Deus, com a especial tarefa de acolher os mais pobres.

O almoço encantou o paladar e o coração do senhor Ivan Ribeiro. Por desavenças familiares, ele deixou Araçuaí, interior de Minas Gerais, sua terra natal, e por dois anos viveu pelas ruas de Belo Horizonte. Hoje mora em uma república, a partir da ajuda que recebe da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte. “O almoço estava delicioso. Eu me senti verdadeiramente acolhido”, disse Ivan Ribeiro, após saborear a refeição carinhosamente preparada no Convivium Cristo Rei, que integra a infraestrutura da Catedral Cristo Rei.

As equipes de evangelizadores da Catedral Cristo Rei, da Providens – Ação Social Arquidiocesana e do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de Belo Horizonte, coordenadas pelo vigário episcopal padre Júlio Amaral, planejaram cada detalhe do encontro. Durante a oração, ao lado do Arcebispo, padre Júlio partilhou uma palavra de esperança e otimismo com os acolhidos. Na conclusão do encontro, o sacerdote e a diretora da Providens, Fernanda Flaviana, auxiliaram dom Walmor a entregar para os convidados uma bonita camiseta, presente de Natal para alegrar os que tanto sofrem com a pobreza e a exclusão.

Repercussão na imprensa (clique nos links para assistir)

TV Globo
Estado de Minas/Portal Uai