Você está em:

Catedral Cristo Rei acolhe Assembleia Geral do Clero da Arquidiocese de BH

Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe, acolheu na manhã desta terça-feira, 7 de maio, a 108ª  Assembleia Geral do Clero, um importante momento de partilha e reflexões sobre a missão evangelizadora na Arquidiocese de Belo Horizonte. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo conduziu a abertura do encontro que teve como tema o Ano das Juventudes. “A Assembleia do Clero é importante, sobretudo, pela oportunidade de comunhão, de encontro e de partilha que nos fortalece. A missão é complexa e exigente e ela precisa ser ancorada na comunhão e na participação. De modo, especial, nesta Assembleia trataremos sobre a juventude, que é um desafio, uma prioridade, uma opção preferencial da Igreja. Vamos ouvir quem conhece esta realidade para aprendermos mais e para servirmos ainda mais e melhor”, sublinhou o Arcebispo.

Os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, dom Nivaldo dos Santos, dom Júlio César e dom Joel Maria lembraram sobre a relevância do encontro, da reflexão e da comunhão, “da importância de se conhecer a juventude, abrindo os corações para os jovens, deixando-nos evangelizar por eles.”

Juventude e espiritualidade 

Nesta terça-feira, a Assembleia contou com a especial participação do Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ) e  da professora Vanessa Araújo, especialista em juventude no mundo contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (Faje). A Professora apresentou um desafiador perfil dos jovens no Brasil, passando pelas questões intergeracionais, mercado de trabalho e oportunidades, perfil da renda, criminalidade até a espiritualidade e a religião dos jovens. Após a apresentação e reflexão houve momento de interação e partilha com os padres sobre possíveis ações a serem desenvolvidas.

A beleza de ser jovem

Durante a Assembleia Geral do Clero houve apresentação também do Projeto de Vida, ação que irá envolver jovens de todas as paróquias. A assistente episcopal para o Vicariato para Ação Pastoral (Veap), Lucimara Trevizan, apresentou o subsídio “O novo sempre vem”, que está dividido em três encontros: “A beleza de ser jovem”; “O desafio de ser jovem na comunidade”; “Caminhando com as juventudes”. Lucimara Trevizan destacou que os subsídios, por meio dos encontros de reflexão, irão indicar caminhos a serem seguidos. No dia 9 de novembro, na Catedral Cristo Rei, acontecerá importante partilha onde serão apresentadas as sínteses do que foi vivido durante os encontros e suas indicações.

Padre Thiago Augusto , vigário episcopal para o setor político do Veaspam, partilhou agenda de reflexões dos conselhos pastorais durante o ano de eleições municipais, partilhando também que haverá debate com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. A Academia de Juristas de Juristas Católico-humanistas (AJUCH)também irá promover a palestra Eleições e Estado Laico.

Padre Roberto Rubens, vigário episcopal do Veaspam informou sobre a importante iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte: Todos pelo Rio Grande do Sul, para amparar os irmãos que sofrem com a calamidade climática. A Arquidiocese está recebendo donativos na sede do Vicariato. Acompanhe aqui mais informações sobre a iniciativa.

Nova semeadura

O arcebispo dom Walmor agradeceu à professora Vanessa Araújo pelas pertinentes provocações e semeadura e pediu às paróquias que abracem cada vez mais os trabalhos, projetos e iniciativas com as juventudes. Dom Walmor também recomendou que as paróquias incentivem a participação dos jovens no curso de capacitação Projeto de Vida, conduzindo, na conclusão da Assembleia, a oração final.

 

 

 

 



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH