O Curso de Serviço Social da PUC Minas apresenta nesta terça-feira, 17 de maio, a cartilha bilíngue Direitos Sociais dos Imigrantes Haitianos. O lançamento será às 20h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), campus Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500). O Curso de Serviço Social da PUC Minas está celebrando 70 anos de criação e, ao publicar a cartilha, busca partilhar conhecimento sobre os direitos relativos à saúde, à educação e à assistência social. Seu conteúdo também contempla informações sobre a entrada e a permanência dos haitianos no Brasil. O objetivo é contribuir na integração social dos imigrantes que vivem na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa é do Departamento de Serviço Social da Universidade, com apoio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac-MG), do Fundo de Apoio à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Fundo de População da Nações Unidas (UNFPA).
O evento de lançamento da cartilha integra as comemorações dos 70 anos do curso, que têm a temática central Direitos, Humanidades e Solidariedade na Construção de Novos Tempos. A celebração ocorre de segunda a quarta-feira, 16 a 18 de maio, no Teatro. A abertura, nesta segunda, às 19h, com atividade cultural, será seguida da conferência, às 20h, sobre os 80 Anos do Serviço Social no Brasil: desafios e tendências, com a professora Maria Helena Elpidio de Abreu, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
Já no dia 18, às 19h, haverá apresentação dos resultados da pesquisa A Dimensão Técnico-operativa no Exercício Profissional, com a professora Maria Raquel Lino de Freitas, membro do Colegiado do Curso no campus Coração Eucarístico. Às 20h, será realizada a conferência A Instrumentalidade na Trajetória dos 80 Anos da Profissão do(a) Assistente Social no Brasil, com a professora Yolanda Guerra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para o público externo, as inscrições devem ser feitas pela internet no www.pucminas.br/servicosocial/70anos.