Cardeal Marc Ouellet participa de colóquio com estudantes do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, na PUC Minas

O Cardeal Marc Ouellet, prefeito emérito do Dicastério para os Bispos do Vaticano, participou de colóquio com alunos do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, da PUC Minas, na manhã desta quarta-feira, dia 13. O encontro formativo ocorreu no auditório do Museu de Ciências Naturais da Universidade, Campus Coração Eucarístico. Ao acolher os participantes, a maioria seminaristas,  o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo sublinhou a importância do colóquio para os que estão no caminho da formação presbiteral. No mesmo sentido, o reitor da PUC Minas, padre Luís Henrique Eloy e Silva,  ressaltou a importância do momento de partilha com uma pessoa da magnitude do Cardeal Ouellet, que esteve por cerca de dez anos como formador na Colômbia, foi professor de Teologia, estudou  sobre o trabalho do sacerdote e teólogo suíço Hans Urs von Balthasar, foi arcebispo no Canadá e colaborador  do Papa Bento XVI. Recentemente, foi colaborador do Papa Francisco. “A nossa formação é, naturalmente como sabemos, pelos cinco eixos que compõem a Pastores Dabo Vobis, muito mais ampla do que somente a formação intelectual. E a convivência, o colóquio, o diálogo, constituem uma oportunidade ímpar para crescermos”, acrescentou.

O Cardeal Ouellet fez uma homenagem aos onze anos da eleição do Papa Francisco – acontecimento que marcou o dia 13 de março de 2013 – citando outros pontífices e a complementariedade de seus ministérios desde o Concílio Vaticano II.

O colóquio foi mediado pelo diretor do Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas, padre Evandro Campos Maria. Reuniu também o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Nivaldo do Santos Ferreira, referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que foi reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, de 2012 a 2018.

Após o evento, o Cardeal, acompanhado de dom Walmor Oliveira Azevedo, do padre Luís Henrique Eloy e Silva, do professor Jorge Sündermann,  secretário de Cultura e Assuntos Comunitários da PUC Minas, e do professor Henrique Paprocki, diretor do Museu, visitou os ambientes do Museu de Ciências Naturais da Universidade.