Cardeais já estão na Capela Sistina para votação

Os cardeais eleitores já estão na Capela Sistina, no Vaticano, para iniciar os encontros do Conclave, que vai eleger o líder da Igreja Católica.

Os 115 cardeais foram da Capela Paulina para a Capela Sistina em procissão. Eles chegaram à Capela Sistina às 16h30 locais (12h30 de Brasília) desta terça-feira, dia 12 de março. Durante o percurso, eles cantaram litanias e oraram para que o Espírito Santo os iluminasse.

Depois, eles prestaram juramento, com a mão sobre o Evangelho, prometendo manter segredo sobre o encontro e as votações, conforme manda a Constituição Apostólica. O mestre de cerimônias deu o comando de “Extra omnes!” (Todos para fora), e a porta da capela foi lacrada.

Primeira votação

A expectativa é de que a primeira votação para tentar escolher um novo pontífice, o 266º da história da Igreja, ocorra ainda nesta terça. Mas, segundo o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, ela provavelmente não deve definir ainda o nome do novo Papa.

O conclave segue então na quarta-feira, com duas votações previstas pela manhã e mais duas à tarde, até que um dos cardeais obtenha dois terços dos votos.