Após a conclusão dos trabalhos de escoramento, a Capela Curial Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Belo Horizonte, volta a acolher os fiéis para as celebrações realizadas no interior desse templo. Técnicos da Defesa Civil já estiveram no local e avaliaram as intervenções, habilitando e liberando o interior da Capela para as celebrações e atendimentos aos fiéis.
Com as estruturas de escoramento devidamente preparadas, a equipe de especialistas, engenheiros e arquitetos se dedicará ao projeto de restauro. O escoramento foi realizado em duas etapas. Em razão das características singulares do telhado da Capela Curial, os profissionais tiveram que realizar detalhado estudo antes de desenvolver o projeto de escoramento. O objetivo foi identificar qual seria a estrutura de sustentação mais adequada. Já a segunda etapa, contemplou a instalação de peças metálicas para a sustentação da estrutura do telhado de madeira.
Durante a realização do trabalho de escoramento, a Capela continuou recebendo os fiéis normalmente em seu adro, inclusive mantendo a celebração de Missas. No dia 7 de outubro, Festa da Padroeira, dom João Justino presidiu celebração no adro da Capela Nossa Senhora do Rosário.
Para a realização da restauração, a Capela Curial Nossa Senhora do Rosário conta com o gesto de amor e doação de todos os fiéis. Mais informações: 3271-2127.
Igreja mais antiga de Belo Horizonte
Inaugurada em setembro de 1897, a Capela Curial Nossa Senhora do Rosário é mais antiga que a Capital Mineira, onde está situada. Foi projetada para substituir uma igreja que ficava no cruzamento das Ruas da Bahia com Guajajaras, demolida para a abertura de vias durante a construção de Belo Horizonte. Tombada pelo patrimônio histórico, a Capela está situada bem no Centro de Belo Horizonte.
Missas
Confissões
Etapa inicial do escoramento