O Coral do Centro Cultural Santa Inês, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, sob a regência do padre Walcik, se apresentou na Igreja São Mateus, do bairro Anchieta, durante a Festa do Padroeiro, num movimento de intercâmbio artístico e entre as comunidades. No dia 11 de outubro, durante a Solenidade de Nossa Senhora de Nazaré, o grupo volta a cantar, dessa vez, na Missa de encerramento da novena dedicada à Padroeira. São 26 componentes que se reúnem para ensaios semanais de um repertório variado constituído de músicas religiosas – cantadas em cerimônias e Missas – e populares, presentes nas apresentações para a comunidade.
O Coral é parte do trabalho cultural realizado pela Paróquia que inclui também um grupo infantil de teatro. A iniciativa busca, além de desenvolver o talento das crianças e adolescentes, oferecer a possibilidade de enriquecimento cultural de seus integrantes e toda a comunidade. Nas festas de final de ano, por exemplo, estão previstas várias apresentações. O aprendizado não fica restrito aos ensaios e apresentações. Dentre as atividades programadas para este semestre está uma visita ao Teatro de Sabará. Assim, será possível ao grupo o contato não só com a edificação barroca e suas obras de arte, mas com informações sobre o funciona um teatro no século 19.
As atividades do Coral e do grupo de teatro, integram as Oficinas Culturais Santa Inês, mantidas com recursos do projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet – e patrocinadas pela Cemig. Os alunos também contribuem com mensalidades a preços populares. São realizados, ainda, cursos de danças folclóricas, percussão, flauta e violão.
Novas oficinas capoeira, bordado e dança de salão deverão ser oferecidas com recursos próprios do Centro Cultural, como ocorrem com as aulas de inglês e de redação para o Enem, que atendem 40 alunos. Os estudantes contribuem com uma taxa ajuda na manutenção dos cursos.
Já a terceira idade é contemplada com as aulas de informática. Dezoito pessoas frequentam o um curso básico para aprender a enviar e-mails, participar das redes sociais e a lidar com a internet.
Esporte e lazer alegra a comunidade
O ginásio poliesportivo construído pelos paroquianos e inaugurado a cerca de um ano apresenta novidades. A sauna já está funcionando em turnos alternados – feminino e masculino separadamente. Além do benefício para a comunidade, no que diz respeito à saúde relaxamento e convívio social, os recursos arrecadados ajudam na manutenção do ginásio.
No local uma escolinha de futsal reúne os mais jovens- a partir dos 5 anos de idade-, às quartas e sextas-feiras, proporcionando-lhes uma convivência alegre e saudável. A quadra também é lugar de festa, onde as crianças gostam de comemorar os aniversários e ficar bem a vontade. É assim, que Paróquia Santa Inês se mantém próxima dos fiéis: fazendo-se extensão do teatro, da escola e da casa de cada um deles.