Cantando a Esperança: dom João Justino preside meditação

Fiéis participaram do encerramento do evento Cantando a Esperança, na noite de terça-feira, dia 17, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, bairro Funcionários. Neste último encontro, o bispo auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva, presidiu a meditação sobre o tema Encarnação.

O evento, organizado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), faz parte das celebrações do Advento – preparação para o nascimento do Menino Jesus. A programação foi dividida em três etapas: Espera, Quietude e Encarnação. Cada etapa, um momento do Advento, celebrado com apresentações musicais e reflexões.

Durante a reflexão, dom João Justino falou sobre como Maria se preparou cuidadosamente para receber seu Filho, Jesus. Lembrou que, a exemplo de Maria, todos devemos nos preparar para vivenciar esta data especial que é o Natal. “Nossa fé cristã tem nas celebrações de Natal um dos pontos principais, pois o Verbo se fez carne”, disse.  Dom João Justino também agradeceu a presença de todos que participaram dos encontros e o apoio das paróquias, músicos e cantores que se prepararam para receber o evento.

No final, desejou um feliz e santo Natal, cumprimentando cada pessoa.

O Cantando a Esperança teve a participação dos corais Santa Bernadete (Basílica Nossa Senhora de Lourdes), Nossa Senhora do Rosário (Pompéia) e grupos de canto litúrgico da Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha. O primeiro encontro foi no dia 3 de dezembro, na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha, com o tema Espera. No dia 10 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, recebeu o encontro Quietude.

Na apresentação de encerramento, mais de 40 particpantes entoaram os cantos, acompanhados pelo órgão de tubos. Fabricado na Itália, o órgão é o segundo maior instrumento desse tipo em Minas Gerais.