O Cônsul Geral da Polônia, Jacek Such, realiza conferência na PUC Minas na próxima quinta-feira, 15. O evento marcará a abertura da exposição Solidariedade, do sindicato polonês, que, por meio de imagens, mostrará a influência da instituição no processo de queda do comunismo na Europa.
Vinte e duas imagens estarão nos corredores e vão formar um arco entre os prédios da Reitoria e do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Outras dezessete imagens com fotos em preto e branco ficarão em stands no hall de entrada dos prédios 6 e 43.
As imagens narram a trajetória do líder sindicalista Lech Walesa até sua eleição como presidente da República da Polônia. Mostram também o fim do comunismo no país e as consequências internacionais.
A conferência do cônsul geral terá como debatedores o professor Jorge Lasmar, do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, e do professor Haroldo Marques, curador da Galeria de Arte da PUC Minas e representante da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da Universidade. A coordenação da mesa será feita pelo professor Edison Gomes, coordenador do Curso de História.
Promovem o evento a Secac, a Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan) da Universidade e o Curso de História.
A conferência será às 9h, no auditório 3 do prédio 43 da Unidade Coração Eucarístico. O endereço é Av. Dom José Gaspar, 500, bairro Coração Eucarístico.