Canonização dos Bem-aventurados João XXIII e João Paulo II enriquece a Igreja

Os Papas João XXIII e João Paulo II  serão canonizados no próximo dia 27, Domingo da Divina Misericórdia.

Os dois mais recentes santos da Igreja estão tão próximos no tempo que suas causas se entrelaçam, até o ponto de o segundo deles, João Paulo II, ter sido o encarregado de decretar as “virtudes heróicas” e a beatificação de João XXIII.

Dom Walmor, manifesta alegria pelo anúncio da canonização dos pontíficies.

Leia a mensagem do Arcebispo:

“A canonização dos Bem-aventurados João XXIII e João Paulo II, no Domingo da Divina Misericórdia é motivo de júbilo para toda a Igreja. Alegra os corações dos devotos e de todos aqueles que reconhecem a ação do Espirito Santo na escolha desses admiráveis Pontífices como instrumentos de Deus, usados para dar novos rumos à Igreja, e à história.

“O Papa Bom”, João XXIII convocou o Concilio Vaticano II  abrindo, profeticamente,  os horizontes da  Igreja para  sua missão evangelizadora  no mundo contemporâneo, com a coragem, sabedoria e serenidade próprios de seu modo simples de ser.

Apaixonado por Jesus Cristo e consagrado a Maria Mãe de Deus, o Bem-aventurado João Paulo II orientou com precisão o caminhar da Igreja rumo ao terceiro milênio.

A canonização dos Santos Padres  fortalece ainda mais a aliança entre os pastores e seus rebanhos, que constituem o povo de Deus, na busca da justiça, da santidade  e nos convida a jamais abrir mão do bem maior: servir ao Senhor em nossos irmãos, assim como eles fizeram e deram testemunho em seus gestos proféticos,  nas pregações e, sobretudo,  por meio do exemplo de integridade na vivência do pontificado.

Os Bem-aventurados João XXIII e João Paulo II são importantes referências na escola dos santos. Na glória dos altares, enriquecem nossa Igreja. Louvemos a Deus por contarmos com suas preciosas intercessões e com seus exemplos de vida que apontam para o exemplo maior, Jesus Cristo.”

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte