Jogos da Anec: campeonato esportivo incentiva valores e princípios cristãos

Neste sábado, dia 3 de março, a Associação Nacional das Escolas Católicas apresenta a primeira edição dos Jogos da Anec, com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol, de representantes das escolas e de professores. O evento será realizado no Complexo Esportivo da PUC Minas – Campus Coração Eucarístico, a partir das 9h.

O campeonato é um meio de incentivo aos valores e princípios cristãos, visando contribuir para o aprimoramento da cultura esportiva na escola. A proposta tem por desafio contribuir para a mudança de cultura de seus participantes, por meio de uma competição esportiva fundamentada no fair play (jogo limpo) e nos princípios cristãos. A novidade desta nova fase dos jogos, realizados desde o segundo semestre de 2016, é que as boas condutas em quadra vão reverter em pontuação para as equipes. Professores, alunos e equipe de arbitragem participarão de um processo de qualificação para apropriação dos valores que devem nortear a nova proposta para esse campeonato.

Cada escola participante vai sediar determinadas competições, a partir do mês de abril, se estendendo até novembro. Nas modalidades basquete masculino e feminino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino e voleibol feminino, masculino e misto, para alunos nascidos nos anos de 2003, 2004 e 2005 (categoria sub 15) e 2000 (nascidos a partir do mês de junho do referido ano), 2001 e 2002 (categoria sub 17). As partidas de futebol society feminino e masculino e as cerimônias de abertura e encerramento acontecerão no Complexo Esportivo da PUC Minas.

Os Jogos da Anec, destinados aos estudantes matriculados na rede de Escolas Católicas de Minas Gerais e filiadas à Associação Nacional de Educação Católica, são uma parceria da PUC Minas, por meio do Departamento de Educação Física, e da Anec.

A gestão executiva ficará sob a responsabilidade da equipe do Complexo Esportivo e contará também com a participação de acadêmicos do Curso de Educação Física. A expectativa é pela participação de ao menos 20 escolas e cerca de 2 mil alunos.