Campanha da Fraternidade: fiéis participam da abertura na Arquidiocese de BH

Um momento especial de comunhão com mais de três mil fiéis, marcou a abertura da Campanha da Fraternidade 2015 da Arquidiocese de Belo Horizonte, sábado, dia 21, na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a celebração de abertura, que contou com a participação dos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Luiz Gonzaga, dom Wilson Angotti e dom João Justino, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos, representantes de instituições e autoridades.

Durante a celebração, na Capela, dom Walmor e os bispos auxiliares falaram sobre o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o “lema Eu vim para servir (cf. Mc 10,45)”, da Campanha. O arcebispo disse que é necessária a união de todos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, com os valores de Jesus Cristo. “Queremos a igreja e a sociedade juntas, trabalhando pelo bem comum. Esse é o caminho que apontamos para que todos nós sejamos mais servidores, a exemplo de Jesus Cristo que disse: ‘Eu vim para servir’.

Dom Wilson Angotti falou sobre a importância da Campanha e também de todos terem “o compromisso de serem mais servidores, a exemplo do Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir”. O bispo pediu a todos que repetissem em voz alta a frase: “Eu também vim para servir”.

Dom Joaquim Mol ressaltou que, quanto mais servidores formos, melhor será nossa sociedade.

Lembrando a publicação Arquidiocese em Movimento, que apresenta um panorama das inúmeras ações socioeducativas, políticas e culturais da Arquidiocese de BH, dom Luiz Gonzaga ressaltou a beleza das iniciativas das pessoas em benefício do próximo. Trabalho que muitas vezes parece simples, mas que muda a realizade de tantas comunidades. E disse: “aos poucos, Deus vai mostrando para nós aquilo que podemos e devemos oferecer à sociedade”.

Sobre a participação de cada um na Igreja e na sociedade, dom João Justino disse que cada um, dentro de suas possibilidades, têm muito a contribuir.  “Jesus olha para cada um de nós em nossa condição. Ele nos vê e nos convida. Quer contar com cada pessoa. E isso é muito importante”, ressaltou.

Após a celebração de abertura, dom Walmor e os bispos visitaram os estandes onde as paróquias e instituições apresentaram os trabalhos sociais que realizam. E também assistiram às apresentações culturais.

Imprensa:

– TV GloboMGTV 2ª edição