Campanha da Fraternidade: comunidade participa de abertura em BH

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2014 na Arquidiocese de Belo Horizonte aconteceu neste sábado, dia 8 de março, no auditório do Museu da PUC Minas. A comunidade participou de debates e palestras sobre o tema deste ano “Fraternidade e tráfico humano”.

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu momento celebrativo e destacou a importância do tema escolhido: “Iluminados pelos valores do Evangelho devemos todos, em comunhão, lutar para que nenhum ser humano perca a sua dignidade. Nossa Igreja precisa, por meio de nós, ser efetiva nesta luta, pois nada é mais valioso que a dignidade humana”. Também estiveram presentes os bispos auxiliares dom Luiz Gonzaga, dom Wilson Angotti e dom João Justino, além do vigário para a Ação Social e Política, padre Chico Pimenta e do vigário para a Ação Pastoral, padre Áureo Nogueira.

A irmã Maria Helena Morra, professora da PUC Minas, Beth Campos, participante do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, irmã Marilande dos Santos,  integrante da Comissão Pastoral da Terra e Pascal Beuzé, representeante do Centro Zami de Migrações e Refugiados falaram sobre as práticas de tráfico humano em suas várias formas e as maneiras de combater e denunciar a violação da liberdade humana.

Campanha da Fraternidade 2014

A Campanha da Fraternidade (CF) neste ano aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Realizada durante os quarenta dias da Quaresma, a CF 2014 tem o objetivo de identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana. Paróquias e comunidades de fé realizarão atividades para apresentar a Campanha à população.

O Papa Francisco enviou mensagem aos fiéis das dioceses, paróquias e comunidades do Brasil sobre a Campanha da Fraternidade. No texto, o Papa afirma que o tráfico de pessoas é uma “uma chaga social”. Clique aqui para ler a mensagem completa do Papa.

Leia também o artigo desta semana do arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo sobre o compromisso com a promoção e o respeito à dignidade humana:  “Primazia da dignidade”, clique aqui.

Imprensa:
TV Globo