Campanha da Fraternidade: abertura será no Santuário da Padroeira de Minas, 4 de março

A apresentação da Campanha da Fraternidade 2017 será no Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no dia 4 de março, sábado, a partir das 13h. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). O Santuário da Padroeira de Minas Gerais é marcado pelas belezas naturais, bioma único que reúne as paisagens dos campos rupestres, do cerrado e da mata atlântica. Ao apresentar a Campanha da Fraternidade no território dedicado à Padroeira de Minas Gerais, a Arquidiocese de Belo Horizonte convoca os cristãos a defenderem a fauna e a flora das montanhas de Minas Gerais, que integram a identidade do Estado.

O lançamento da Campanha da Fraternidade também faz parte da programação especial deste ano em que são celebrados os 250 anos de peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. Desde o século 18, a partir do relato de um milagre ocorrido no alto da Serra, os fiéis vivenciam momentos de oração no território dedicado à Padroeira de Minas. Segundo a tradição, uma menina, surda e muda, passou a falar e a ouvir após testemunhar a aparição de Nossa Senhora, na Serra da Piedade. A história se difundiu, atraindo peregrinos. Um português, Antônio da Silva Bracarena, tocado pelo relato do milagre, se converteu. E decidiu construir no alto da Serra uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade. A Ermida da Padroeira, há 250 anos, reúne peregrinos de Minas, do Brasil e do mundo.

Programação

13h – Exposição de grupos que defendem o meio ambiente, com apresentação musical do Grupo Sonoro Despertar, formado por crianças da Paróquia São Marcos, e Banda Corporação Musical de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Caeté (MG).
14h45 – Caminhada até a Ermida da Padroeira, onde todos vão se reunir para a celebração da Missa, às 15h, presidida pelo arcebispo dom Walmor.
16h – Solenidade de apresentação da Campanha da Fraternidade 2017.

Ônibus para o transporte dos peregrinos rumo ao Santuário partirão das sedes da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição e da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança, das Paróquias Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Aglomerado da Serra) e Coração de Maria, Mãe dos Missionários (bairro Petrovale, Betim). Informações: 3422-6122 ou 3428-8046.