Representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte participaram de sessão realizada pela Câmara Municipal de Caeté (MG) sobre a mineração na Serra da Piedade. Estiveram na Câmara Municipal de Caeté o reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padre Fernando César do Nascimento, o professor da PUC Minas, Miguel Andrade, que integra a Agência de Desenvolvimento Regional Integral (Aderi) da Arquidiocese, a assessora jurídica da Cúria Metropolitana, advogada Luciana Scarpelli e o secretário de contratos e convênios, Carlos Barbosa.
Na reunião, os representantes da Cúria Metropolitana apresentaram as “não conformidades” identificadas no processo de licenciamento em curso para a mineração na Serra da Piedade. A Arquidiocese de Belo Horizonte, guardiã do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que fica no ponto mais alto da Serra da Piedade, defende a proteção da Serra, reconhecida como reserva da biosfera pela Unesco, com tombamentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).
A sessão extraordinária da Câmara Municipal foi convocada pelo presidente do Poder Legislativo de Caeté(MG), vereador José Raimundo Gomes.