Café com Gestores reúne lideranças da educação católica

Ouça o conteúdo

A Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (CAEC), junto ao Vicariato Episcopal para Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte, promoveu um encontro com lideranças das escolas católicas para o “Café com Gestores”.

O encontro aconteceu no Colégio Santa Doroteia e reuniu lideranças escolares em um ambiente de espiritualidade, reflexão e diálogo, fortalecendo a caminhada conjunta em prol da educação católica no Brasil.

A programação começou com momento de oração e,em seguida, o padre Márcio Ribeiro de Souza, vigário episcopal para Educação acolheu os gestores e pastoralistas presentes, destacando a importância de fortalecer vínculos comunitários e o compromisso institucional com a missão educativa católica.

O primeiro painel foi conduzido por Gregory Rial, coordenador de Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), que apresentou o panorama da educação católica no Brasil.

Na sequência, foi lida uma carta de dom Edmar José da Silva, bispo referencial do Vicariato para Educação, dirigida aos gestores e pastoralistas. Em sua mensagem, o Bispo ressaltou a formação integral da pessoa humana como fundamental da educação católica. Enfatizou que tal missão não se restringe ao Projeto Pedagógico-Pastoral (PPP), mas deve permear todas as disciplinas e práticas pedagógicas, cultivando uma visão humanizada e integral.

Encerrando as contribuições, Jonathan Félix, representando a CAEC, apresentou reflexões sobre os desafios de gestão das escolas católicas, organizadas em cinco eixos: corresponsabilidade dos gestores pela identidade católica; coerência da cultura organizacional; abertura ecumênica aliada à afirmação da identidade; centralidade do Projeto Político-Pedagógico-Pastoral (PPPP); e inserção das instituições na vida eclesial local.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH