Brasília: dom João Justino participa do Fórum Nacional de Agentes de Pastoral

Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros Silva, celebrou Missa e participou da abertura do 1º Fórum Nacional de Agentes de Pastoral, em Brasília.

O Fórum Nacional é uma proposta da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), que será realizado a cada dois anos. Nesta primeira edição, realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 2016, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Israel Pinheiro, conta com a participação de 90 representantes. O tem como objetivo refletir a dimensão pastoral nas instituições associadas a Anec e dinamizar o caminho de comunhão e articulação pastoral da Associação em âmbitos nacionais e estaduais em sintonia com a caminhada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Durante a homilia, dom João Justino falou sobre a importância da partilha, de cada um se tornar discípulo de Jesus, e sobre renovar ainda mais as forças, após o Fórum, para dar continuidade aos trabalhos. A Missa foi concelebrada pelo padre Edecildo José Antônio Prado da Silva, coordenador da Comissão Arquidiocesana das Escolas Católicas (Caec), da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Fórum de Pastoral terá o espaço da reflexão da ação evangelizadora, à luz da Carta Encíclica Laudato Si’, além de oficinas; rodas de conversas por regiões brasileiras; celebração da caminhada da dimensão pastoral da Anec nos estados do Brasil; divulgação dos projetos pastorais assumidos pela Anec, em âmbito nacional, como por exemplo a Revista de Pastoral da ANEC; atividade cultural e apresentações de relatos.