Bispos realizam reunião sobre os meios de comunicação católicos em Roma

Os bispos do Regional Leste 2 da CNBB se reuniram, na segunda, dia 14, no Pontifício Conselho para as Comunicações. Dom José Alberto Moura apresentou, como bispo-relator, o quadro dos meios de comunicação católicos no Regional Leste 2 da CNBB . O arcebispo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações, monsenhor Cláudio Maria Celli, falou aos bispos sobre a necessidade de se acompanhar os avanços dos meios de comunicação e seu uso adequado. O presidente do Regional Leste 2 da CNBB e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, relatou ao presidente o caminho já percorrido pelo Regional Leste 2 da CNBB em relação à rede regional de Rádios Católicas.

Na Congregação para Religiosos e Vida Consagrada, em Roma, foi discutido o tema "A vida religisosa - crises e perspectivas". Dom frei Célio de Oliveira Goulart, da diocese de Cachoeiro do Itapemirim, se apresentou como bispo-relator.

Seguindo o cronograma de audiências reservadas com o Santo Padre, foram recebidos, além dos bispos-relatores, o bispo diocesano de São Mateus, dom Zanoni Demettino, o arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco e o bispo diocesano de Colatina, dom Décio Zandonade.

No mesmo  dia, os bispos concelebraram solenemente na Basílica São Paulo fora dos Muros, também chamada Basília Ostiense -  a maior de Roma, depois da Basílica de São Pedro. A Celebração Eucaristia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco Óliver de Faria, que durante a homilia, destacou a pessoa de Paulo e sua coragem e liberdade em anunciar o evangelho, convocando aos bispos à mesma atitude.

Ao final dos compromissos, os bispos foram conduzidos à Casa São Pedro Apóstolo da Opera della Chiesa, uma associação pública de fiéis presente na Itália e em outros lugares do mundo. Ali se fez uma breve oração, uma homenagem aos bispos e uma breve confraternização, ficando a cargo do presidente do Regional Leste 2, dom Walmor Oliveira, representar aos bispos num agradecimento pela acolhida e cordialidade.

Nesta terça-feira, 15, os bispos visitam o dicastério Congregação para o Clero, apresentando os desafios e perspectivas da formação presbiteral no Regional Leste 2 da CNBB, o Tribunal da Signatura Apostólica e a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

A visita ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional Leste 2 da CNBB, acontece de 5 a 23 de junho.

Acompanhe as notícias da visita a Roma: Ad Limina, celebração na Basílica de São Pedro, Comissão para América Latina, roteiro de visitas, audiências reservadas.