Os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Luiz Gonzaga Fechio e dom Wilson Angotti Filho, participam do Encontro dos Novos Bispos e peregrinação ao túmulo de São Pedro, em Roma. O encontro, que teve início dia 7, termina hoje, 16 de setembro.
Promovido pela Congregação para os Bispos – dirigida atualmente pelo cardeal Marc Ouellet, o encontro reúne os 117 Bispos nomeados no último ano, sendo 23 do Brasil e tem o objetivo de refletir sobre temas pertinentes ao ministério episcopal, como “O Bispo, mestre da fé”, “O Bispo santificador do seu povo”, “O Bispo homem de oração Pai, Irmão e Amigo dos sacerdotes”, entre outros.
Na manhã de ontem, 15, o Papa Bento XVI recebeu o grupo, em Castelg
andolfo. Em seu pronunciamento o pontífice falou sobre o ministério episcopal como meio de santificação do povo e do próprio bispo. O Papa convidou os bispos a aceitarem os presentes de gratidão para a santificação da Igreja e da vitalidade do apostolado, sublinhando que “a aceitação e gratidão ao Espírito Santo são inseparáveis “‹”‹do discernimento que é em si a missão do bispo, como reafirmado pelo Concílio Vaticano II, que ministério pastoral confiada ao julgamento sobre a autenticidade dos carismas e exercício regular, sem extinguir o Espírito, mas, examinando e manter o que é bom neles.Portanto, deve ficar claro que nenhum carisma dispensa uma referência e da submissão aos Pastores da Igreja.”
A programação final do encontro nesta sexta-feira inclui oração das laudes e missa às 7h, presidida pelo cardeal Ennio Antonelli; encontro de grupos continentais das 9h30 às 13h; oração das vésperas às 16h. O fim da seção acontece às 19h e o jantar às 20h, horário de Roma.