O II Encontro da Pastoral do Artista Sacro, realizado pelo Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está com inscrições abertas. Além de integrantes do Grupo da Pastoral do Artista Sacro, o encontro também recebe inscrições de artistas cristãos e de outros profissionais envolvidos na construção e adequação de ambientes dedicados às celebrações da fé – liturgistas, teólogos e demais interessados. O tema escolhido para aprofundamento é “Arte e Liturgia: criação e originalidade”. A programação será vivida de 11 a 13 de outubro, no Cenáculo Casa de Retiros (Rua Nossa Senhora do Cenáculo, 240, Europa, Belo Horizonte).
Vão assessorar o encontro os monges beneditinos dom Marcelo Molinero e dom Ruberval Monteiro, ligados à arte sacra; a arquiteta e religiosa das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, irmã Laíde Sonda; o diretor do Ateliê de Mosaico da Amazônia e Comunhão (Amacom), Erasmo de Abreu; e o frei Sidney Machado, frade capuchinho doutor em Teologia com especializações em espiritualidade e em Bens Culturais da Igreja.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Pastoral do Artista Sacro
O XI Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra (ENAAS), em Curitiba (PR), realizado em 2017, marcou o início da Pastoral do Artista Sacro – sonho antigo dos assessores e colaboradores do Setor Espaço Litúrgico da CNBB e dos profissionais ligados à arte sacra. A Pastoral nasceu com o objetivo de proporcionar mais momentos de formação e de partilha de experiências. O sonho tornou-se realidade a partir de um profundo processo de reflexão e de discernimento, contemplando a aprovação dos bispos referenciais das comissões de liturgia dos regionais da CNBB. O primeiro grupo foi composto por cerca de 40 artistas e profissionais envolvidos com a arte cristã, participantes do ENAAS.
As atividades propostas para a pastoral previam a promoção de um encontro anual que privilegiasse estudo, oração e partilha dos artistas que desenvolvem programas iconográficos em espaços celebrativos. As atividades contemplam ainda o envio mensal de textos e sugestões de livros para estudo, publicação de revista ou cadernos sobre a arte litúrgica, além de uma página no site do Setor Espaço Litúrgico.
Nesse processo de articulação, foi iniciada a preparação do I Encontro da Pastoral do Artista Sacro, em setembro de 2019, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo. O evento reuniu cerca de 30 artistas sacros de diversas regiões do Brasil para refletir sobre o tema “Arte como Liturgia e Liturgia como Arte”. O objetivo, naquela oportunidade, era refletir sobre a importância e a necessidade de uma arte autenticamente litúrgica.