|
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, está em Roma e representa a Arquidiocese na cerimônia. Os veículos da Catedral – Rede de Comunicação Católica (TV Horizonte, Rádio América 750AM e Rádio Cultura 830AM) transmitem ao vivo o importante momento da Igreja.
Leitores do Jornal de Opinião, semanário da Arquidiocese de Belo Horizonte, receberão nos próximos dias um encarte especial sobre o futuro beato. A publicação faz um apanhado histórico sobre o pontificado de João Paulo II, inclusive trazendo fotos e relatos sobre suas visitas ao Brasil.
A beatificação de João Paulo II ocorre após o Vaticano reconhecer um milagre ocorrido por intercessão do Papa polonês: a cura da freira francesa Marie Simon Pierre, religiosa pertencente à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas, que sofria a doença de Parkinson. A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu em 2005, na véspera do Domingo da Misericórdia. A Festa da Divina Misericórdia ocorre no primeiro domingo após a Páscoa. Surge a partir das aparições de Cristo à Santa Faustina. Jesus revelou à Santa sobre seu desejo de que no segundo domingo de Páscoa todos se lembrassem da infinita misericórdia de Deus.
O Papa João Paulo II, em seus 26 anos de pontificado, visitou 127 países. No Brasil, o Santo Padre esteve por quatro vezes. A primeira vez foi em 1980. Belo Horizonte foi uma das cidades que receberam João Paulo II. No dia 1º de julho, o Santo Padre presidiu Celebração Eucarística para mais de dois milhões de fiéis, na Praça que, após sua visita, ficaria conhecida como Praça do Papa. Sua visita na capital mineira ficou marcada pelo discurso feito aos jovens e também pela calorosa saudação dos fiéis que, em coro, saudaram: “Viva o Papa, Viva João de Deus”. Em resposta, João Paulo II, voltando-se aos fiéis, disse: “Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade à frente e dizer belo horizonte. Mas, sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: que Belo Horizonte!”