Basílica Santo Cura d”™Ars recebe o 6º Encontro de Familiares dos Padres

A Arquidiocese de Belo Horizonte realizou um grande encontro que reuniu bispos, padres, diáconos permanentes e seus familiares neste sábado, dia 3, na Basílica Santo Cura d’Ars (bairro Prado). O evento marca as comemorações do Dia do Sacerdote – 4 de agosto. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da família na vida de cada sacerdote. Essa presença também foi destacada pelo bispo-auxiliar dom Wilson Angotti: “Na família, a gente experimenta os sentimentos mais importantes, mais profundos, de viver uns pelos outros”.

Durante o momento de oração, o bispo-auxiliar dom Luiz Gonzaga Fechio pediu para que todos lessem o Salmo 90. Lembrou que Deus escolheu a humildade, abrindo mão de tudo, e que devemos entregar ao Pai o nosso coração.

Em seguida, vários participantes deram seu testemunho de fé. O bispo-auxiliar dom Joaquim Mol lembrou que desde o 5º Encontro, realizado no ano passado, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade visitou os lares das famílias dos sacerdotes. O Bispo pediu aos que acolheram a imagem da Padroeira de Minas que falassem um pouco dessa experiência de fé. A senhora Maria Lenita de Freitas, mãe do padre Aureo Nogueira de Freitas, vigário episcopal para a Ação Pastoral, se emocionou ao falar da alegria de receber Nossa Senhora da Piedade, que trouxe “harmonia, paz e saúde”.

Os testemunhos foram marcados também pela criatividade dos sacerdotes e seus familiares. O padre Caetano surpreendeu os presentes com uma canção e foi bastante aplaudido. Também recebeu aplausos o senhor Aristides Soares, pai do padre Paulinho, que compôs uma canção em homenagem à Catedral Cristo Rei.

Sensibilizado com o momento de comunhão, o bispo-emérito de Porto Nacional (TO), dom Geraldo Vieira Gusmão, expressou gratidão ao arcebispo dom Walmor pelo convite. “Queria expressar meu carinho ao Arcebispo por essa atitude de reunir o clero”, falou.

Após o momento de partilha, o bispo-auxiliar dom João Justino de Medeiros Silva conduziu o sorteio das imagens peregrinas de Nossa Senhora da Piedade que percorreram os lares das famílias dos sacerdotes. As crianças presentes foram convocadas a sortear os números. Cada família que era agraciada recebia com muita alegria a imagem peregrina.

O encontro foi concluído com uma confraternização no salão paroquial, organizada pelo pároco, padre José Fernando de Mello, e seus paroquianos. O evento contou também com apresentação artística do músico Tom de Minas.

Veja algumas fotos: