Avançam os trabalhos de instalação dos sinos da Ermida e da estação de energia do Santuário da Padroeira de Minas

Os sinos, que anunciam os momentos de oração e avisam os fiéis sobre os acontecimentos mais importantes, ganharão o campanário da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade, no conjunto arquitetônico do Santuário da Padroeira de Minas Gerais, alto da Serra da Piedade. O sineiro Manoel Cosme dos Santos, mais conhecido como Manoel dos Sinos, vem do Rio de Janeiro para iniciar a instalação dos oito sinos que vão repicar na singela Igreja do século 18 – menor basílica do mundo. A instalação começa na segunda-feira, dia 17, e deve durar duas semanas. Um trabalho minucioso, que contempla a automação e a afinação dos sinos, para que repiquem harmonicamente.

Manoel dos Sinos é reconhecido em todo o país. Há mais de 40 anos dedica-se ao ofício de cuidar do som que repica do alto de igrejas históricas – herança do pai, um português que dedicou a sua vida à paixão pelos sinos. Conforme explica o sineiro, a melodia que ecoa a partir das igrejas é uma arte. Dependendo do tom, anuncia a alegria ou o luto. Com o seu trabalho na Ermida da Padroeira de Minas Gerais, os oito sinos, que poderão ser acionados de modo automatizado, vão repicar respeitando essa arte, que poderá ser apreciada pelos peregrinos.

A restauração e instalação dos oito sinos da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica Nossa Senhora da Piedade é trabalho possível graças à Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade, que reúne fiéis amigos do Santuário, cuidando das ações de evangelização, de preservação e de proteção de todo o conjunto arquitetônico e paisagístico dedicado à Padroeira de Minas Gerais. Aqueles que integram a Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade contribuem com doações. As informações para ajudar estão no site www.santuarionsdapiedade.org.br e disponibilizadas também por telefone: 31 3319-6111.

Subestação da Piedade

Com previsão para ser concluída no primeiro semestre deste ano, a subestação da Piedade é obra essencial para garantir o abastecimento energético do Santuário. A antiga subestação precisará ser desativada, em razão das características geológicas da Serra da Piedade.  Assim, a construção da nova infraestrutura que abrigará os equipamentos de fornecimento de energia para o Santuário é essencial. Um trabalho possível graças também à Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade.