Aumenta confiança de brasileiros na Igreja Católica, aponta FGV

A confiança do brasileiro na Igreja Católica cresceu 60% no último trimestre, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  A Igreja aparece atualmente em segundo lugar, numa lista de dez instituições pesquisadas. Em levantamento anterior, ocupava o sétimo lugar. Na atual pesquisa, a Igreja está na frente de instituições como o Poder Judiciário e a Imprensa.

A coordenadora do estudo e professora de ciência política da FGV, Luciana Gross, disse que, em termos de credibilidade, a “Igreja ganha de longe do governo federal e, inclusive, das emissoras de TV, que anteriormente foram instituições consideradas confiáveis pela população”.

O levantamento foi criado pela FGV para verificar o grau de confiança da população no Judiciário e como a sociedade utiliza o poder para a reivindicação de direitos. A imprensa brasileira destacou a notícia. A Folha de São Paulo trouxe a seguinte manchete: “Aumenta a confiança na Igreja Católica”. Já o Estado de São Paulo destacou da seguinte maneira: “Igreja dá salto em ranking de confiança”.