Na manhã deste dia 15 de agosto, sexta-feira, Assunção de Nossa Senhora, o arcebispo dom Walmor presidiu a Santa Missa, reunindo em oração mais de 4.500 jovens no Santuário da Piedade, durante a Peregrinação das Juventudes. A Santa Missa foi concelebrada pelos bispos auxiliares dom Edmar José, dom José Otacio e sacerdotes da Arquidiocese de BH.
Dom Walmor recordou que a peregrinação dos jovens ao Santuário da Piedade se reveste este ano de uma especial razão: o ano jubilar. “Neste ano, os jovens têm a oportunidade de vir ao Santuário da Piedade renovar os seus corações, no sentido de serem peregrinos de esperança, de compreenderem o mistério do amor de Deus, da vida para todos nós, assim como o compromisso que temos de promovê-la sempre, em todas as suas etapas.” Dom Walmor recordou a beleza partilhada pelo caminho de peregrinação e oração: “Ao celebrarmos a festa da Assunção de Nossa Senhora, nossos corações são chamados a olhar para a vida de modo mais largo e luminoso, com a ressurreição do Senhor Jesus nós ultrapassamos o tempo, para uma vida que não passa jamais. Vale a pena seguir Jesus Cristo, buscar pelo amor de Deus.”
Os jovens subiram em peregrinação até o ponto mais alto da Serra da Piedade, onde está localizada a ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade- a menor Basílica do mundo, em um dia de frio, neblina, coragem e esperança para viver o futuro seguindo Jesus Cristo.
Jovens da Esperança
Neste ano jubilar a peregrinação teve como tema: “Com a Mãe da Piedade, sendo jovens da Esperança” . A peregrinação, que se inicia com a subida em direção à Ermida da Padroeira, ponto mais alto da Serra da Piedade – foi marcada por momentos de animação. Após acolhida e atendimento de confissão, os jovens foram convidados para a “Didaquês da Esperança” – importantes reflexões à luz da temática do Ano Santo 2025, além da Adoração ao Santíssimo.
Logo depois, as juventudes se uniram para a Celebração Eucarística, na Praça Cardeal Mota, em frente à menor Basílica do mundo. A Santa Missa foi presidida pelo nosso arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.
A Peregrinação das Juventudes é preparada com muito carinho pelo Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (SAJ) que integra o Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (VEAP) da Arquidiocese de Belo Horizonte.