Associação vinculada à Paróquia Santíssima Trindade ajuda pais e crianças no Morro das Ped

A Associação Pequeno Cristo beneficia cerca de 80 crianças do Morro das Pedras, aglomerado que fica na Região Oeste de Belo Horizonte. Instituída há 21 anos, a Associação, vinculada à Paróquia Santíssima Trindade, se mantém graças à solidariedade e ao empenho de voluntários. Lá, as crianças desenvolvem atividades pedagógicas, esportivas e artísticas, no período do dia em que não estão na escola. Conforme explica Izabel Félix Pereira Rodrigues, diretora da instituição, a Associação Pequeno Cristo, ao receber as crianças, ajuda também os pais que trabalham o dia todo e não têm com quem deixar os filhos. Todos os beneficiados são do Morro das Pedras, aglomerado de vilas e favelas que fica na Região Oeste de Belo Horizonte.

Izabel Rodrigues lembra que a Associação é mantida por meio de doações. Conta com a ajuda de dez voluntários, que se dedicam às crianças, seja diretamente, coordenando as diversas atividades, ou indiretamente, nas tarefas administrativas. “Os voluntários são de todos os perfis. Temos motorista, psicopedagoga, profissional de recursos humanos etc”, explica a diretora.

Na instituição, os meninos e meninas assistidos fazem duas refeições. Para os que a frequentam na parte da manhã, é servido um lanche no início do turno. Antes de irem para a escola, as crianças almoçam. Já para aqueles que ficam na Associação Pequeno Cristo no turno da tarde, o almoço é servido antes do início das atividades. No fim do turno, as crianças recebem um lanche. Além da alimentação, das diversas atividades lúdicas e pedagógicas, todos têm direito a atendimento odontológico.

A diretora da Associação diz que o trabalho voluntário é recompensador. “Os meninos recebem a gente naquela alegria. Quando eu vejo a felicidade deles, não preciso escutar mais nada”, comenta. Ela ressalta também que muitos pais, durante as reuniões, reconhecem a importância da instituição no cuidado com as crianças. “Eles são profundamente gratos”, conta Izabel.

Sobre estes encontros, a diretora afirma que são muito importantes, pois promovem a integração dos pais com a Associação. Também contribuem para a formação de vínculos comunitários, com a convivência entre as famílias. Assim, ao longo do ano, diversos eventos são organizados, como o Dia da Casa, Dia das Mães e dos Pais. Nestes momentos, as crianças fazem apresentações e depois é oferecido um lanche para todos os participantes.

Izabel Rodrigues reforça a importância dos gestos concretos de solidariedade e enfatiza o papel das comunidades de fé da Paróquia Santíssima Trindade na manutenção da Associação Pequeno Cristo. “Todas as vezes que precisamos de alguma coisa, somos atendidos. No aniversário da instituição, organizamos um almoço beneficente que contou com a presença de aproximadamente 1500 pessoas”.