Assessores de Pastoral Universitária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) estão reunidos na Casa de Retiros São José, na Arquidiocese de Belo Horizonte, até o dia 20 de janeiro. No encontro estão sendo discutidas as atividades que serão realizadas em 2017, a proposta de sistematização de uma Teologia da Educação, o Diplomado de Pastoral Universitária, um “modelo” de Pastoral Universitária para a América Latina e o caso de “articulação regional” do Setor Universidades no Brasil. O encontro é presidido pelo bispo referencial do Setor Universidades no Cone Sul da América Latina, dom João Justino, que é bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação no Brasil.
Teologia da Educação
Segundo dom João, a necessidade de oferecer critérios para o discernimento da prática pastoral dos bispos, sacerdotes e leigos presentes no mundo da educação, apontou a necessidade de incentivar e promover a reflexão inspirada na fé. “Será reunida a produção acadêmica dos países latino americanos em teologia da educação, a partir das Escrituras, Patrística, Magistério recente da Igreja, entre outras áreas” afirma dom João Justino.
Modelo de Pastoral Universitária
A partir da provocação surgida durante o Encontro de Assessores de Pastoral Universitária das Conferências Episcopais da América Latina, foi apresentada a “arquitetura” da Pastoral Universitária para a Igreja no continente latino americano, a partir da matriz eclesial do Concílio Vaticano II. Toda a apresentação foi permeada pela pergunta, formulada pelo assessor de El Salvador, padre Pedro García, “Que modelo de Igreja impulsiona a ação evangelizadora no ambiente universitário do continente?”.
Articulação do Setor Universidades nos regionais do Brasil
Outro ponto importante do encontro foi o estudo de caso da articulação regional do Brasil. A diversidade da ação evangelizadora no ambiente universitário do Brasil desperta atenção no contexto latino-americano. Padre Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades no Brasil, apresentou o processo de formação dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e de articulação do Setor Universidades nestes regionais. Para o assessor, “as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, associadas às interrupções históricas do acompanhamento pastoral dos cristãos no mundo universitário, favoreceram a prevalência ou o enfraquecimento de diferentes modelos eclesiais ao longo do século 20. Atualmente, os trabalhos são conduzidos no Brasil dentro de uma visão de Igreja missionária, sinodal e de comunhão eclesial, motivada pelo Papa Francisco”. Atualmente, nove, dos dezoito regionais do Brasil, estão articulados.
Diplomado de Pastoral Universitária
A equipe de assessores do Celam promoverá, em 2017, três diplomados de Pastoral Universitária: na Argentina, no México e em Costa Rica. O diplomado é estruturado em três módulos, na modalidade semipresencial. O conteúdo curricular é dividido da seguinte forma “A natureza e os caminhos do Ensino Superior no século XXI”, “Pastoral Universitária: natureza, agentes e destinatários” e “Projeto de Pastoral Universitária”. É previsto que este diplomado seja realizado no Brasil, em 2018.
Os temas discutidos serão desenvolvidos pela equipe de assessores ao longo do ano de 2017. “Os trabalhos foram uma oportunidade de aprofundar a reflexão sobre a missão evangelizadora com as pessoas do ambiente universitário. A realidade pluricultural do mundo urbano se encontra também no mundo universitário e exige muita disposição ao diálogo. Dispor-se a caminhar junto com os universitários (estudantes, professores e funcionários) é criar um espaço de relações propício para a manifestação dos valores da fé cristã”, reflete dom João Justino sobre o trabalho realizado durante o encontro.